Artigo da Universidade do Porto foi o mais lido de 2014
O trabalho “Medical image registration: a review” é da autoria de Francisco P. M. Oliveira e João Manuel Tavares e foi desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP).
Neste artigo, publicado on-line em 2012, e em papel em 2014, os autores apresentam “o estado da arte relacionado com a área de registo de imagem médica. Para além da revisão das metodologias existentes, são descritos os passos principais e as vantagens/desvantagens de cada uma, havendo ainda espaço para a designação das métricas de qualidade habitualmente usadas”, esclarece a Universidade do Porto (U.Porto).
Actual investigador na Universidade de Coimbra, Francisco Oliveira desenvolveu o artigo no quadro do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica pela U.Porto (concluído em 2012), sob orientação de João Manuel Tavares, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e investigador do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI).
O projecto de doutoramento (centrado no domínio da Visão Computacional e na tentativa de determinar a melhor correspondência que alinha elementos homólogos de estruturas representadas em imagens 2D/3D) foi um dos 25 distinguidos com Bolsas de Investigação a Programas de Doutoramento de Universidades Portuguesas promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Para João Manuel Tavares, “o artigo é de utilidade relevante para os investigadores que pretendam desenvolver novas metodologias de registro de imagem, em particular de imagem médica, ou pretendam seleccionar e usar alguma das metodologias existentes nas suas aplicações”.
Actualmente, o artigo conta com mais 1.400 acessos, estando também na lista dos artigos mais citados da revista.
Segundo a U.Porto, a “Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering”, editada pela Taylor & Francis e indexada pela Thomson Reuters, registou um factor de impacto (número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico) de 1.793 em 2014.