ARS Norte e Câmara da Feira inauguram em Fiães unidade de cuidados requalificada

Em comunicado, a ARS Norte reconhece que a renovação desse equipamento vem satisfazer "inquietudes durante vários anos justamente manifestadas" pela população local e coloca agora ao seu serviço "um médico, oito enfermeiros especialistas, duas assistentes técnicas, duas psicólogas, duas assistentes sociais, um fisioterapeuta, um nutricionista e um terapeuta ocupacional".
A ARS acrescenta que a renovada Unidade de Cuidados na Comunidade "também vai servir de apoio às equipas de trabalho no domicílio" e contemplar serviços como a promoção da saúde escolar, mental e reprodutiva, o apoio a famílias e grupos vulneráveis e a assistência em cuidados continuados integrados - entre outros trabalhos "que poderão ser desenvolvidos de acordo com o Plano Local de Saúde".
Contactado pela Lusa, o presidente da Câmara da Feira confirma que a cidade de Fiães "aguardava há muito tempo" por ver renovada a sua Unidade de Cuidados na Comunidade, o que justifica que a autarquia tenha assumido os encargos com a empreitada - como a ARS Norte reconhece ao definir como "imprescindível" o envolvimento do Município e situar "em cerca de 11.000 euros o projeto de remodelação e adequação das instalações".
Emídio Sousa realça, contudo, que, independentemente do tempo de espera pela obra, a autarquia "assumiu os encargos do projeto e pagou os trabalhos de engenharia civil porque o serviço ali desenvolvido merece".
Para o autarca, "este tipo de unidade tem uma atuação diferente e muito útil", que, menos focada no tratamento da doença e mais apostada na prevenção e formação para a saúde, tem "um papel muito importante no bem-estar das pessoas".
Nesse contexto, Emídio Sousa destaca o serviço que vem sendo desenvolvido pela outra Unidade de Cuidados na Comunidade que já existe no concelho, no centro da cidade da Feira: "Ocupa-se muito da saúde das mulheres, da educação para a sexualidade e da preparação para a maternidade, e tem ainda uma prestação muito valiosa ao nível dos cuidados domiciliários".