Apresentação pública dos projetos premiados com a Bolsa de Investigação ‘Enfermeira Maria Aurora Bessa’
Nesta sessão, que conta com a presença da Enfermeira Maria Aurora Bessa, os autores irão receber 50% do montante atribuído à Bolsa. Os três bolseiros são enfermeiros do Centro Hospitalar São João, Sara Maria Oliveira Pinto, do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VIII - Espinho/Gaia, Graziela Maria da Conceição Almeida Mendes, e do Hospital de Braga, Francisco Miguel Correia Sampaio.
Este concurso pretendeu incentivar e dinamizar o trabalho desenvolvido pelos enfermeiros no âmbito da investigação em Enfermagem em contextos da prática clínica, apoiar o desenvolvimento de projetos na área do conhecimento da disciplina de Enfermagem, incentivar o benefício dos mesmos em processos de melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem e, por último, contribuir para a promoção da defesa da qualidade e segurança dos cuidados prestados à população.
Os projetos distinguidos são:
- Projeto 9: “Confortar em Cuidados Paliativos: Desenvolvimento e Avaliação de uma Intervenção Complexa em Enfermagem”
A investigadora Sara Maria Oliveira Pinto pretende com este projeto definir as atividades de enfermagem confortar e, com essa intervenção, quais os efeitos no conforto da pessoa com doença oncológica em cuidados paliativos. Nesse contexto, a relevância dos resultados para a prática clínica traduzem-se nos contributos para a maximização do conforto da pessoa em fim de vida, melhor qualidade e também contributos científicos para o conhecimento em enfermagem.
- Projeto 4: “Incidência da infeção no coto umbilical, na pós-alta hospitalar, em recém-nascidos submetidos ao procedimento: Limpeza do coto com água e sabão”
A investigadora Graziela Maria da Conceição Almeida Mendes pretende com este projeto avaliar a incidência das infeções no coto umbilical, o tempo médio de mumificação do mesmo, nos recém-nascidos submetidos a lavagem com água e sabão. Simultaneamente pretende também, identificar os fatores de risco associados e que concorrem para o aparecimento das infeções na área do coto umbilical. Nesse contexto, a relevância dos resultados para a prática clinica e para o cidadão, traduzem-se em indicadores de evidência científica de que o procedimento de lavagem com água e sabão é uma técnica segura, mais económica e com os mesmos benefícios que outras técnicas asséticas.
- Projeto 2: “Classificação das intervenções de enfermagem (NIC): Um estudo de consensos para definição das intervenções de âmbito psicoterapêutico em Portugal”
O investigador Francisco Miguel Correia Sampaio pretende com este projeto identificar as intervenções de enfermagem presentes na NIC que podem ser consideradas como sendo de âmbito psicoterapêutico e a que diagnósticos de enfermagem podem, potencialmente, dar respostas. Na sequência desses objetivos e como fim último da investigação, o investigador pretende criar um documento baseado em consensos de peritos, que sirva como guia orientador para a boa prática clínica baseada na evidência dos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica.