Apoio psicológico gratuito para doentes oncológicos

Segundo a autarquia, este apoio é “alargado aos familiares dos doentes e a profissionais de saúde” e prestado “por técnicos de psicologia e serviço social que, em regime de voluntariado, serão responsáveis por um minucioso acompanhamento ao longo de todas as fases da doença”.
“Funcionando como complemento dos tratamentos médicos, esta terapêutica, segundo estudos científicos, permite minorar as elevadas taxas de perturbações psicopatológicas que dificultam bastante o processo de recuperação integral dos pacientes”, explica, em comunicado.
A criação na cidade de Lamego deste novo centro de recursos para a prestação de cuidados de psico-oncologia surgiu de uma vontade conjunta da Câmara, do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e do Projecto +SER (cuja entidade coordenadora local é o Centro Social Paroquial de Penude).
A autarquia sublinha que “Lamego junta-se assim ao grupo restrito de cidades portuguesas que acolhem este serviço”.
Além da “melhoria significativa da qualidade de vida dos doentes e dos seus familiares”, este apoio irá contribuir para “a diminuição do tempo de recuperação clínica, uma adesão terapêutica mais adequada e a redução dos índices de perturbações depressivas e ansiosas”, acrescenta.
O centro de apoio funcionará na rua Marquês de Pombal, durante os dias úteis, estando aberto a todas as pessoas, independentemente da unidade de saúde onde estão a realizar o tratamento médico.