Apoiar a Investigação científica em Doenças Neurodegenerativas realizada em Portugal
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/maratona_da_saude_1.png?itok=_4uKEF21)
Os Prémios Maratona da Saúde 2016 para a Investigação em Doenças Neurodegenerativas, no valor total de 50 mil Euros, são o resultado dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo anual da Maratona da Saúde, transmitido pela RTP em abril de 2016, e de outras iniciativas e apoios entre os quais o da Biogen, que juntará o seu nome a um dos prémios a ser atribuído neste concurso. O concurso para atribuição destes prémios está aberto para a comunidade científica até ao dia 2 de dezembro, e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Os Prémios Maratona da Saúde foram criados com o objetivo de promover a investigação científica portuguesa em diferentes áreas da biomedicina. Nesta terceira edição, procuramos projetos na área das Doenças Neurodegenerativas e incentivamos as candidaturas que contemplem parcerias entre instituições de investigação, sediadas em Portugal, e hospitais ou outras instituições de saúde, nacionais ou estrangeiras. Os Prémios destinam-se a investigadores e a médicos que se proponham a desenvolver um projeto de investigação autónomo sob sua responsabilidade numa instituição sediada em Portugal. A avaliação das candidaturas é realizada por um júri proposto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, constituído por cientistas de reconhecido mérito internacional no domínio da biomedicina. Depois de seriados os melhores candidatos a concurso, o Conselho Científico da Maratona da Saúde ratifica a decisão do Júri e informa a Direção, que aprovará os vencedores de acordo com as recomendações de ambos. O processo de avaliação e seleção é baseado em vários critérios, entre os quais o mérito científico dos candidatos e o impacto que o trabalho de investigação proposto poderá ter na descoberta de melhores tratamentos, cura e prevenção das Doenças Neurodegenerativas. Um dos Prémios a ser atribuído terá a denominação de Prémio Maratona da Saúde/Biogen.
Entre as mais de 130 candidaturas recebidas nas duas primeiras edições dedicadas ao Cancro e à Diabetes, respetivamente, foram atribuídos 7 prémios de investigação a cientistas que já estão a desenvolver o seu trabalho nestas áreas em várias instituições em Portugal. Entre estas estão o Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural da Universidade do Algarve com 2 projetos em cancro da mama, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa, com um projeto em cancro do cólon, o IPATIMUP, no Porto, com um projeto em cancro do pâncreas, o Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras, com 2 projetos em obesidade e diabetes tipo 1 infantil e o Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve com um projeto em Microbiologia associada à Diabetes
Em abril de 2016, o espetáculo solidário da Maratona da Saúde dedicado às Doenças Neurodegenerativas, transmitido em direto pela RTP 1 e pela RTP Internacional, contou com o apoio de milhares de Portugueses que se juntaram a esta causa, e com muitos parceiros que tornaram possível a organização deste evento. Durante as mais de 5 horas de emissão foram realizados milhares de donativos através de chamadas telefónicas para o número de valor acrescentado e para os call centers, gentilmente cedidos pela Fundação PT, e que contaram com mais de 30 voluntários a nível nacional. A Pricewaterhouse Coopers (PwC) também se juntou a esta maratona televisiva na auditoria de todos os donativos que foram efetuados.
Para além do evento televisivo, a Maratona da Saúde desenvolveu, ao longo da 3ª edição dedicada às Doenças Neurodegenerativas, um conjunto de iniciativas nas comunidades locais, sensibilizando para a importância da prevenção e da investigação científica na descoberta de melhores tratamentos. Entre estas, destacam-se o concurso Ciência em Cena, que decorreu em escolas de norte a sul do país em parceria com o Programa Descobrir da Fundação Calouste Gulbenkian, assim como vários eventos promovidos espontaneamente pela sociedade civil a favor desta causa. A Maratona da Saúde contou também com o apoio de várias empresas entre as quais a Biogen, que dá nome a um dos Prémios Maratona da Saúde, a Pfizer, a Saúde Cuf, a HMS Sports, a Noori e a Science4you. Refira-se ainda que a terceira edição da Maratona da Saúde contou com o apoio essencial de outros parceiros como a PT, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Cev Fiscalidade, a Wisdom Consulting, a Caixa Geral de Depósitos, a Vieira de Almeida, entre outros, e com o alto patrocínio da Presidência da República para o espetáculo solidário dedicado às Doenças Neurodegenerativas.
Desde 2014, a Maratona da Saúde e a RTP + estão juntas numa iniciativa inédita em Portugal, com enorme sucesso comprovado em vários países, que visa, através de um espetáculo solidário anual de várias horas (maratona televisiva), sensibilizar a sociedade e angariar fundos para a investigação biomédica, essencial no combate a doenças ainda sem cura. Em cada ano a Maratona da Saúde dedica-se a um tema, sobre o qual é delineado um plano de atividades. Depois das 3 edições dedicadas ao Cancro, à Diabetes e às Doenças Neurodegenerativas, respetivamente, a 4ª edição está a ser dedicada às Doenças Cardiovasculares e pretende sensibilizar para este tema e apoiar a investigação científica na área destas doenças ainda sem cura.
A Maratona da Saúde considera que permitir o avanço da ciência e do conhecimento em Portugal, contribui para uma sociedade mais informada, motivada e competitiva, capaz de integrar os pilares essenciais do progresso económico global.
Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.
Saiba mais em www.maratonadasaude.pt.