De norte a sul do país

APDP percorre escolas para falar sobre diabetes e vida saudável

Mais de 2 mil crianças e jovens, dos 6 aos 18 anos, participaram nas sessões de esclarecimento.

Está concluída a primeira fase do projeto que a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tem vindo a desenvolver junto da comunidade escolar, no âmbito do Programa para a Inclusão e Vida Saudável (PIVS). No próximo ano letivo haverá mais sessões, com o apoio da Direção-Geral da Saúde (DGS), direcionadas a escolas com crianças e jovens com diabetes tipo 1.

Constituída por profissionais na área da saúde e da educação, a equipa de formadores da APDP desenvolveu desde o início deste ano várias sessões de esclarecimento sobre a diabetes e a promoção de hábitos de nutrição equilibrada.

Dirigidas a crianças, jovens, professores, pais e encarregados de educação de escolas públicas do ensino básico ao secundário, estas sessões aconteceram em cerca de 20 escolas de Silves, Porto, Évora e em diferentes cidades da Grande Lisboa, incluindo Amadora, Alcochete, Seixal, entre outras.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do PIVS, financiado pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Potencial Humano.

Desenvolvido em parceria entre a APDP, o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano, a Associação Mundo a Sorrir, a União das Mutualidades, a União das Misericórdias Portuguesas e com o Plano Nacional de Ética no Desporto, o projeto integra atividades de natureza multidisciplinar que capacitam os beneficiários para a adoção de estilos de vida saudável.

“Este conjunto de ações educativas, com recurso a jogos e muita interação, pretende contribuir para uma consciencialização das crianças e dos jovens sobre a problemática da diabetes, mas também para a aquisição de conhecimentos fundamentais para uma vida saudável em pleno”, explica a formadora Alexandra Costa, uma das responsáveis pelo projeto da APDP.

A grande recetividade e o reconhecimento do trabalho desenvolvido por parte das escolas envolvidas levam à continuação das sessões de esclarecimento promovidas pela APDP no próximo ano letivo.

Esta nova fase, já fora do âmbito do Programa PIVS, contará com o apoio da DGS e será direcionada a escolas com crianças e jovens com diabetes tipo 1.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.