Anidrose
A anidrose é uma doença da pele em que há redução ou ausência da secreção de suor que pode ser generalizada, localizada ou assimétrica. É exactamente o contrário da hiperidrose em que há sudação excessiva. Tanto quanto se sabe, a anidrose tem como causas principais a falta de alimentação, a falta de higiene e a falta de saneamento básico.
No entanto, pode estar associada a determinadas doenças de pele como a psoríase ou a esclerodermia, também a alterações hormonais, doenças do sistema neurovegetativo e em determinados problemas neurológicos (acompanhados por paralisia) e intoxicações.
Uma vez que pode ter várias causas, o diagnóstico deste transtorno da sudação pode muitas vezes passar despercebido. Em último caso, como o doente não transpira normalmente, o corpo não pode refrescar-se, o que pode levar ao super aquecimento e, por vezes, à insolação - uma condição potencialmente fatal.
De referir que o suor ajuda o corpo a regular a temperatura. Mais precisamente, o suor ajuda o corpo a baixar de temperatura quando a nível interno aumenta.
Embora o tratamento corresponda ao da doença de base, em alguns casos, recorre-se à administração de medicamentos que estimulem a produção de suor.