Amarante recebe III Marcha Solidária pela Fibrose Quística
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/cartaz_marcha_2016.jpg?itok=3g3852c6)
A III Marcha Solidária pela Fibrose Quística tem início com uma aula de zumba seguida pela marcha solidária de cerca de 5 Km. No final haverá um piquenique que promoverá o convívio entre os participantes. A par destas atividades irão decorrer rastreios ao colesterol total e HDL, pressão arterial e Índice de Massa Corporal.
A Fibrose Quística (FQ) é uma doença genética rara, potencialmente fatal que afeta aproximadamente 75.000 pessoas na América do Norte, Europa e Austrália. Em Portugal a doença afeta cerca de 320 pessoas.
A FQ é causada pela ausência ou defeito de uma proteína denominada regulador de condutância transmembranar da fibrose quística (CFTR) resultado de mutações no gene CFTR. As crianças têm que herdar dois genes CFTR defeituosos - um de cada progenitor - para desenvolverem a FQ. Existem aproximadamente 2.000 mutações conhecidas do gene CFTR. Algumas destas mutações, as quais podem ser determinadas utilizando um teste genético ou de genotipagem, conduzem à FQ pela criação de proteínas CFTR não funcionais ou em quantidades demasiado pequenas na membrana das células. A deficiente função ou a ausência de proteínas CFTR em pessoas com FQ resulta numa alteração do movimento das trocas de água e sal das células epiteliais de alguns órgãos. No caso dos pulmões, este facto leva à acumulação de um muco anormalmente espesso e pegajoso que pode provocar infeções crónicas nos pulmões com danos progressivos que comprometem a função pulmonar.