Estudos revelam

Amamentar pode evitar cancro e diabetes nas mães

O leite materno pode ser a melhor nutrição para uma criança, mas dois estudos recentes estão a alterar o debate entre amamentar versus dar de biberão, sugerindo que as mães, não apenas os bebés, podem beneficiar muito com a prática.

Uma pesquisa descobriu que amamentar pode proteger as mulheres de um tipo particularmente cruel de cancro da mama. A outra diz que amamentar pode agir como uma espécie de botão de restart para o metabolismo depois da gravidez, ajudando as mulheres que tiveram diabetes gestacional a evitar que a doença continue.

As descobertas, segundo o Diário Digital, complementam pesquisas anteriores mostrando que mulheres que amamentam têm risco mais baixo de cancro da mama e ovários, de diabetes tipo 2 e de artrite reumatoide. Amamentar também melhora a saúde cardiovascular e deixa a pressão sanguínea mais saudável.

“Só traz benefícios – e é bom para o bebé também”, diz Eleanor Bimla Schwarz, professora de Medicina da Universidade da Califórnia, em Davis. Ela explica a importância da licença de maternidade, afirmando que uma pesquisa anterior mostrou que, se a amamentação fosse quase universal nos EUA, o país poderia eliminar cerca de cinco mil diagnósticos de cancro da mama todos os anos e diminuir o número de ataques cardíacos em 14 mil.

“Serve para todas as mulheres que querem fazer alguma coisa para diminuir o risco de cancro da mama. Temos que ter a certeza de que fará parte do debate.”

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock