Alzheimer’s Global Summit

Fundação Champalimaud
Av. Brasília 1400-038 Lisboa
Portugal
PT
38° 41' 36.4416" N, 9° 13' 17.0076" W
Entre os dias 18 e 22 de Setembro, 80 especialistas em investigação e cuidados de saúde no campo do Alzheimer e de outras doenças neurodegenerativas reúnem-se no “Alzheimer’s Global Summit”, que será realizado no Centro Champalimaud. O encontro científico será presidido por Leonor Beleza e Sua Majestade a Rainha Sofía de Espanha, presidente da fundação que tem o seu nome e que comemora o 40º aniversário este ano.
 
O encontro tem como objetivo discutir e partilhar os recentes progressos em duas áreas distintas, mas complementares: a da intervenção terapêutica e a área de investigação sobre doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Huntington e Parkinson. Para cada tópico de discussão existirá um programa de palestras e apresentações dentro de uma perspetiva translacional e integrada de investigação e tratamento. A crise global da demência afeta mais de 50 milhões de pessoas no mundo, e de forma crescente.
 
Para além das fundações Champalimaud e Rainha Sofía, várias organizações participam na organização do encontro: a Fundação CIEN Espanhola (Centro de Pesquisa em Doenças Neurológicas), a CRE Alzheimer (Centro de Referência Estadual para o Cuidado de Pessoas com Doença de Alzheimer e outras Demências, do Ministério da Saúde, Social Serviços e Igualdade de Espanha), e CIBERNED (Centro de Rede de Pesquisa Biomédica em Doenças Neurodegenerativas).
 
A cimeira vai reunir cientistas de renome mundial como Richard Axel e John O'Keefe, que receberam o Prémio Nobel da Medicina em 2004 e 2014, e que farão intervenções sobre neurologia e genoma (Axel) e redes de cérebro essenciais para a construção de memórias (O'Keefe). O neurologista António Damásio, Prémio Príncipe das Astúrias para Investigação 2005, e Rui Costa, Investigador Principal do Centro Champalimaud especialista em neurobiologia da ação e do movimento, serão outros oradores em destaque.
 
Na área da intervenção terapêutica, Mercè Boada, fundadora e diretora médica da ACE Foundation em Barcelona e especialista em diagnóstico precoce de AD, e Pablo Martínez Lage, diretor de neurologia da Fundação CITA, confirmaram sua participação. Takanori Shibata, especialista em inteligência artificial aplicada ao tratamento de condições neurodegenerativas, e Vladimir Hachinski, professor da Universidade de Western Ontario e uma das principais autoridades mundiais em demências, serão os oradores principais.
 
Esta cimeira assinala a colaboração estreita entre instituições e cientistas de Portugal e Espanha, pretendendo promover uma política europeia conjunta de investigação e tratamento de doenças neurodegenerativas, um problema com elevadas consequências económicas e sociais em países em que a população está a envelhecer.
 
Pode consultar todas as informações no site do evento, em https://alzheimersummitlisbon2017.com/.
18/09/2017 a 22/09/2017 (ended)
País: