Alimentos que ajudam a dormir melhor
A adoção de uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, vai ajudá-lo a sentir um maior equilíbrio e bem-estar físico e mental, inclusive quando chega a hora de ir dormir.
Por isso, à noite fuja dos alimentos açucarados e das bebidas estimulantes, como as bebidas alcoólicas, refrigerantes, chá ou café.
E não se esqueça que as refeições devem ser regulares e tornarem-se cada vez mais ligeiras, à medida que o dia avança.
Para que possa comprovar os seus benefícios, deixamos-lhe algumas sugestões para a ceia que o vão ajudar a dormir melhor.
Leite com Mel
Quem não se lembra de beber um copo de leite morno, antes de ir para cama, quando era criança?
A verdade é que a temperatura do leite morno é reconfortante e ajuda a relaxar. Além disso, o leite é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, responsável por baixar os níveis de stress no nosso corpo, preparando-o para o sono.
Já o mel é um hidrato de carbono simples, que facilita a absorção do triptofano.
Um copo de leite desnatado com uma colher de sopa de mel tem em média 150 calorias.
Iogurte com Aveia
Além de ser uma fonte rica em proteínas, cálcio, fibras e vitaminas do complexo B, que promovem um bom trânsito intestinal, ajuda na saciedade e melhora os níveis de colesterol bom, esta combinação - iogurte com aveia - segue a mesma lógica do leite com mel - enquanto o primeiro é fonte rica em triptofano, o segundo é um hidrato de carbono que vai ajudar na sua absorção.
Uma combinação leve e nutritiva, que fornece uma sensação de bem-estar. Saiba que um copo de 140g de iogurte light sem açúcar acompanhado de três colheres de sopa de aveia tem aproximadamente 220 calorias.
Nozes
As nozes possuem gordura monoinsaturada, selénio e proteínas. Elas equilibram os tipos de gorduras que dão saúde ao coração e melhoram os níveis sanguíneos de colesterol. Também são ricas em triptofano, por isso ideais para serem incluídas na ceia.
Uma porção de três nozes tem 80 calorias.
Banana
A banana é uma fonte riquíssima de triptofano. Fonte de potássio, vitaminas do complexo B e pectina, ajuda no controlo da pressão arterial, na regulação do intestino e na diminuição do colesterol alto.
Por ser de fácil digestão, esta fruta é uma boa opção para a ceia.
Uma unidade média tem cerca de 90 calorias.
Soja
A soja é uma das maiores fontes de triptofano que podemos encontrar na nossa dieta. Rica em proteínas, cálcio e fibras, ajuda na redução do colesterol. Pode ser ingerida em formato de grão, leite ou mesmo em creme (em substituição da manteiga), com uma torrada.