Procure alimentar-se de uma forma leve

Alimentação na praia

Atualizado: 
18/07/2019 - 11:40
Chegou o calor e com ele a praia, o sol, o mar, o bronze…Todos nós temos tendência a distrair-nos com o tempo que passamos na praia sem comer ou beber. Mas com o passar das horas há uma altura em que a fome e a sede chegam.
Mulher na praia com sumo de frutas

Há muito por onde escolher a nível de alimentação na praia. No entanto alguns cuidados devem ser mantidos pois, com o calor forte, é difícil por vezes encontrar uma refeição saudável e segura. Os alimentos com o calor têm tendência a deteriorar-se mais rapidamente, pois as bactérias presentes reproduzem-se muito mais depressa, podendo tornar o alimento impróprio para consumo. Assim, o melhor antes de comer, é olhar para o alimento e verificar se ele mantém as condições de frescura desejáveis. Cor, cheiro, aparência, textura, fazem parte dos pontos a que deve estar atento.

Se não for possível levar comida de casa, procure as opções existentes na praia. Tenha cuidado todavia para evitar alimentos muito doces ou salgados, pois estes podem causar mais desidratação e influenciar negativamente a sua saúde. Já que está na praia para ficar mais bonita com o bronze, tente também manter refeições saudáveis que a permitam encarar o verão com outros olhos.

A seguir:

- Procure alimentos com prazos de validade maior e evite aqueles que podem estragar-se mais rapidamente com a temperatura elevada que se faz sentir na praia.

- Frutas e sumos são uma excelente ideia pois além de leves e de fácil digestão, são frescos e saborosos.

- As sandes estão entre os alimentos mais procurados por altura da praia. Apesar de as mais simples serem uma boa opção, porque tiram a fome e não são excessivamente calóricas, as sandes que contêm molhos devem ser evitados. Elementos como a maionese por exemplo estragam muito facilmente. Opte por sandes saudáveis com peito de frango ou peru, queijo, atum e vegetais, como a alface, a cenoura, o tomate, pepino, entre outros.

A evitar:

- Como já se disse, evite alimentos muito salgados ou doces uma vez que estes podem aumentar o risco de desidratação por provocarem sede.

- Alimentos pré-cozinhados devem ser também excluídos da lista das comidas a levar para a praia. Deterioram-se mais facilmente, na medida em que os molhos que normalmente contêm não se dão bem com o calor. Por outro lado, estão mais sujeitos ao “ataque” de bactérias uma vez que já não detêm a mesma protecção após a confecção. Se forem alimentos cozinhados no momento para serem consumidos, então não deverá haver grandes problemas, desde que o local/estabelecimento onde se encontra disponha dos equipamentos adequados para os conservar.

- Alimentos de difícil digestão, tais como os que são ricos em gorduras, devem ser evitados na medida em que, terá de esperar mais tempo até que faça a digestão e possa refrescar-se na água.

- Produtos lácteos devem ser evitados, se não dispuser de nenhum recipiente (lancheira, geleira) que seja capaz de os manter frescos por algum tempo, pois azedam facilmente.

- Evite as bebidas alcoólicas e prefira os sumos naturais ou a água.

Artigos relacionados

Conheça as doenças de pele mais comuns no Verão

Férias fazem bem à saúde

Diarreias de verão

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock