Opinião

Alimentação inteligente e biológica para viver mais e melhor

Atualizado: 
02/01/2019 - 11:03
Hoje é o Dia Mundial da Alimentação. É também um dia para refletir sobre a qualidade e conteúdo nutricional dos alimentos que ingerimos.

Se nós somos o que comemos, então devemos fazê-lo de uma forma que nos permita manter jovens e saudáveis.

Se o homem é um ser eminentemente inteligente porque não aplica essa característica à sua nutrição? A escolha dos alimentos deve, assim, ser uma opção informada e preocupada não só com o nosso próprio bem-estar e prevenção de doenças, mas também com a preservação do planeta e, acima de tudo, das gerações futuras.

Se podemos fazer escolhas porque não optar por uma alimentação biológica que nos fornece maior riqueza vitamínica, mineral e antioxidante, que contribui para um stress oxidativo mais controlado, para um menor aporte tóxico, para favorecer a desintoxicação hepática e para otimizar o perfil inflamatório.

São já muitos “ses” que devem desaparecer rapidamente do nosso quotidiano.

O aumento da taxação dos produtos com maior teor de sal e açúcar previsto no Orçamento de Estado de 2018 pode ajudar a evitar a sua aquisição, mas não lhes retira a vontade. Afinal, trata-se apenas de um pequeno passo de uma maratona que ainda falta percorrer; é preciso apostar muito forte em informação e prevenção que passam pela formação e pela consciencialização.

Se a isto acrescentarmos boas práticas e cumprimento e fiscalização das regras que devemos autoimpor-nos, então já teremos percorridos uns bons quilómetros dessa prova que nos conduzirá à saúde e ao bem-estar.

Torna-se, pois, cada vez mais imperativo a criação de uma corrente de opinião que alerte para a necessidade da criação de uma consciência da importância que a alimentação biológica e inteligente tem para a saúde humana. E esta convicção permitirá ao ser humano um futuro com mais saúde e com melhores condições de vida. O Estado, por seu lado, também sairá beneficiado porque reduzirá fortemente os custos associados ao tratamento das doenças crónicas.

Com a alimentação inteligente e Biológica podemos prevenir mais de 50% das doenças cronicas, reduzir os gastos com medicamentos e despesas medicas.

Alimentação saudável – a única opção para viver mais e manter-se jovem e saudável!

Autor: 
Dra. Alexandra Vasconcelos - Medicina Biológica e Antienvelhecimento
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay