Eu Não Arrisco: Campanha da SPAVC

Alertar para a maior causa de morte e incapacidade em Portugal

“O Acidente Vascular Cerebral é uma bomba-relógio que mata dois portugueses por hora.” Este é um dos alertas da Campanha EU NÃO ARRISCO, uma acção de sensibilização promovida pela Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral dirigida ao grande público.

O arranque oficial da Campanha vai acontecer no 9.º Congresso Português do Acidente Vascular Cerebral, entre 5 e 7 de Fevereiro de 2015, no Porto.

“O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal. Uma em cada seis pessoas vai sofrer um AVC ao longo da vida. Trata-se de uma doença de elevado peso social que, predominando nos mais idosos, pode aparecer em qualquer idade. A prevenção é melhor que o tratamento e exige uma atitude pró-activa de cada um de nós”, afirma o Prof. José Castro Lopes, presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), justificando o lançamento da acção de sensibilização.

A Campanha EU NÃO ARRISCO visa alertar os portugueses para os factores de risco e sintomas associados ao AVC e disseminar informação sobre a prevenção e tratamento desta que é a principal causa de morte e incapacidade no país.

A acção de awareness, tem como embaixador o cantor Carlos do Carmo e será uma campanha multimeios, com a duração de um ano – com especial enfoque no Dia Nacional do doente com AVC, a 31 de Março de 2015, e no Dia Mundial do AVC, a 29 de Outubro. Será veiculada online, nas redes sociais, em televisão, imprensa e outdoor. O site da campanha, www.eunaoarrisco.pt, estará brevemente disponível.

Fonte: 
SConsulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock