Acupunctura para tratar varizes
Apesar de não ser uma doença exclusiva das mulheres, elas são as que mais sofrem da doença venosa crónica, vulgarmente conhecida como varizes.
Tendo como causa a herança genética, o consumo de alguns medicamentos ou alterações hormonais características da gravidez ou menopausa, as varizes, quando não tratadas, podem evoluir para situações mais graves.
A técnica de correção desta patologia mais conhecida é o laser. No entanto, a acupunctura tem um efeito muito benéfico no tratamento das varizes, uma vez que as agulhas são colocadas em pontos muito específicos que ajudam a desbloquear a circulação do sangue e energia.
Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um método de tratamento complementar, a acupunctura tem sido cada vez mais procurada para tratar as mais variadas patologias.
Para além de não fazer recurso de químicos, esta técnica revela-se bastante eficaz e segura.
No caso das varizes, e dependendo da sua evolução, o tratamento por vezes é longo, necessitando de mais ou menos sessões, de caso para caso.
No entanto, as melhorias fazem-se sentir ao fim das primeiras sessões.
Habitualmente, este método de tratamento faz-se complementar por sessões de naturopatia, onde se inclui a fitoterapia chinesa. O objetivo é promover a cura e a capacidade do corpo se regenerar e libertar toxinas.
O estímulo das agulhas na acupunctura alivia sintomas e contribui para o bom funcionamento dos órgãos envolvidos.
Na doença venosa crónica, esta técnica milenar permite ajudar na redistribuição do sangue, como já foi referido, e restabelecer o equilíbrio energético entre os rins e baço, que são os órgãos responsáveis pelo deficiente fluxo sanguíneo e pela pouca elasticidade dos vasos sanguíneos.
A drenagem linfática, que consiste numa técnica de massagem manual que permite estimular o sistema linfático, é outro dos métodos de tratamento que pode complementar as sessões de acupunctura, em caso de varizes.