Acordo sobre medicamento contra hepatite C esperado “dentro de dias”
Eurico Castro Alves reagia desta forma à notícia do Jornal de Notícias (JN) que hoje dá conta de uma união dos maiores hospitais do país contra a empresa que vende o novo fármaco da hepatite C.
De acordo com o JN, “os hospitais de S. João e de Santo António, no Porto, os Hospitais Universitários de Coimbra, o Hospital de Santa Maria e o Centro Hospitalar Lisboa Central (S. José) decidiram unir-se e tomar uma posição de força contra a farmacêutica norte-americana Gilead Sciences”.
“Os cinco hospitais juntaram-se para interpor uma providência cautelar por abuso de posição dominante contra a empresa que vende o novo fármaco da hepatite C” e “vão fazer queixa na Autoridade da Concorrência”, escreve o matutino.
Sem comentar a iniciativa, Eurico Castro Alves disse que está nas mãos do laboratório uma proposta do Infarmed – sobre o preço do Sofosbuvir – que o presidente do organismo acredita que vai ser bem-sucedida.
Após umas longas negociações, o Infarmed acredita agora que o acordo poderá estar para “dentro de dias”.
Eurico Castro Alves realçou a boa vontade manifestada pela Gilead, que ofereceu cem tratamentos ao SNS, mas lembrou que um outro laboratório também ofereceu 130 tratamentos.