Muito comum no verão

Acne solar

Atualizado: 
18/01/2019 - 15:57
A acne solar define-se como aquelas borbulhas que surgem na pele após exposição solar prolongada.
Acne solar

A acne solar caracteriza-se por uma erupção que atinge principalmente o tronco e os ombros. As borbulhas surgem dias após a exposição intensa destas zonas ao sol.

Trata-se de uma situação muito comum no verão devido à maior exposição solar e pode ser evitada com a utilização de protectores solares, dando preferência àqueles que têm uma composição não oleosa ("oil free") cuja aplicação deve ser feita antes e durante a exposição. O facto de ser não oleosa permite não estimular as glândulas sebáceas e evitar o aparecimento das borbulhas.

Dermatologistas acreditam que o calor e o suor podem favorecer o aparecimento da acne solar. Isto, porque estes dois elementos favorecem o desenvolvimento de microrganismos como fungos e bactérias, que facilitam a infecção da pele.

Há a ideia generalizada que o sol ajuda a resolver os problemas da acne. No entanto,  acontece exactamente o contrário. A pele quando exposta ao sol fica mais grossa, funcionando como um mecanismo de protecção da radiação. Por isso, muitos pontos negros não se notam ou ficam ocultos durante o verão. Há a sensação de uma melhoria estética que na verdade é passageira, já que meses depois será possível ver acne na pele.

Sinais
Inicialmente aparece uma borbulha avermelhada e dura e em alguns casos provoca dores quando a pele começa a ficar inflamada. Numa fase posterior formam-se lesões papulosas (semelhantes a pequenas "bolinhas endurecidas") e pustulosas (bolhinhas de pus), sendo algumas delas dolorosas e avermelhadas devido à inflamação.

Tratamento
Nos casos mais graves, quando há inflamação, o tratamento pode ser feito com a farmacologia usualmente utilizada para tratar a acne vulgar, como os antibióticos.

A aplicação de loção ou gel para borbulhas pode melhorar a cicatrização. O uso de esfoliantes também tem efeitos benéficos. O objectivo do tratamento é, para além de tratar a inflamação, evitar as marcas que as borbulhas podem deixar na pele.

A situação da acne solar tende a melhorar à medida que continua a apanhar sol, nas horas devidas e a utilizar o protector solar adequado ao seu tipo de pele.

 

Fonte: 
dermatologia.net
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock