Academia Cultural Sénior da Lourinhã recebe palestra sobre arritmias cardíacas
No próximo dia 29 de Novembro, às 14h30 horas, a Academia Cultural Sénior da Lourinhã, acolhe uma sessão de esclarecimento sobre arritmias cardíacas, promovida pela Associação Bate Bate Coração. A entrada é gratuita e aberta a toda a população.
O objectivo desta iniciativa é “contribuir para um maior esclarecimento da população mais sénior sobre as arritmias cardíacas, não só para ajudar a identificar os sinais de alerta para a doença mas também ensinar a medir a pulsação, uma técnica simples e rápida, que permite identificar os problemas do ritmo cardíaco”, lembra Carlos Morais, cardiologista e presidente da Associação Bate, Bate Coração.
Os principais sintomas de arritmia cardíaca podem passar por palpitações, batimento cardíaco muito irregular, muito rápido ou muito lento, fadiga, vertigens, tonturas, transpiração irregular, cansaço, falta de ar e dor de peito. Outras manifestações mais graves são a síncope (perda súbita dos sentidos) ou até a morte súbita.
Dependendo do tipo de arritmia, da frequência, sintomatologia e patologia cardíaca subjacente, existem tratamentos que podem passar por fármacos antiarrítmicos, “ablação” por cateter ou a implantação de dispositivos electrónicos como os pacemakers ou os cardioversores desfibrilhadores.
Uma arritmia é uma perturbação do ritmo dos batimentos cardíacos e pode ter consequências fatais, quando não tratada. Como muitas vezes as arritmias não provocam sintomas, grande parte da população desconhece os seus riscos. Para mais informações consulte: www.batebatecoracao.pt