Abertura de megacentro de investigação para testar medicamentos

Lisboa vai ter um megacentro dedicado à investigação clínica, uma unidade que permitirá fazer investigação nas áreas em que há maiores necessidades para os doentes portugueses, seja a oncologia, a cardiologia, a diabetes ou a neurologia. Só na oncologia, escreve o Diário De Notícias, o Centro de Investigação Clínica (CIC) poderá vir a colocar um quinto dos seus doentes em ensaios clínicos com novos medicamentos, o que irá abranger perto de 200 pessoas por ano.
Carlos Martins, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, diz que a meta "é garantir mais possibilidades de tratamento, em especial em áreas onde já não existem. Ao mesmo tempo, trazer tratamentos inovadores, dar formação a profissionais e valorizar os currículos dos clínicos", explica.
O novo CIC, que fica situado no Centro Académico de Medicina de Lisboa, deverá ser apresentado em outubro e vai tirar partido das mais-valias de três instituições: o Hospital de Santa Maria, o Instituto de Medicina Molecular e a Faculdade de Medicina de Lisboa. Já existe um piso dedicado, o do 7º andar, e as obras já estão completas, tendo custado perto de 300 mil euros.