Abertas 64 vagas para médicos de 23 especialidades
Em declarações, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, José Robalo, disse esperar que “o resultado deste concurso seja melhor” do que os de procedimentos idênticos lançados no passado, já que, “muitas vezes, as vagas ficam desertas”.
“De qualquer forma, ultimamente temos conseguido arranjar mais alguns profissionais da área médica, o que está a criar algum equilíbrio na região do Alentejo”, afirmou, acrescentando esperar que, com este novo concurso, se “continue a evoluir nesse sentido”.
De acordo com a Administração Regional de Saúde do Alentejo, os interessados no concurso, publicado em Diário da República na passada sexta-feira, podem candidatar-se às vagas até 13 de julho.
Do total de vagas abertas, 21 dizem respeito ao Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e 15 são para a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
Das restantes, 14 são direcionadas para a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), 13 para a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e uma para o Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES).
A concurso estão vagas para 23 especialidades médicas, a maioria das quais para medicina interna (10 vagas), seguindo-se pediatria (sete), psiquiatria (seis), cirurgia geral (quatro), ginecologia e obstetrícia (quatro) e ortopedia (quatro).
“As áreas sempre mais críticas” ao nível da falta de médicos “são sempre as de anestesiologia e de medicina geral e familiar”, disse José Robalo.
Anatomia patológica, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, dermatovenereologia, hematologia, imunoalergologia, medicina física e reabilitação, neurologia, oftalmologia, oncologia, otorrinolaringologia, patologia clínica, pneumologia, reumatologia, saúde pública e urologia são as outras especialidades com vagas abertas.