ESEnfC

95 estudantes de enfermagem partem para 18 países

Alunos finalistas de Enfermagem vão frequentar ensinos clínicos em 15 estados europeus, em Macau, no Brasil e no México.

É o maior número de sempre. A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai enviar, já a partir de agosto, alguns dos 95 estudantes que, só no primeiro semestre do próximo ano letivo (2018-2019), frequentarão ensinos clínicos e estágios profissionais em serviços de saúde de 18 países de três continentes – sete jovens deste contingente optaram por fazer mobilidade nacional, rumando para outras instituições portuguesas.

Neste grupo de estudantes outgoing, 68 alunos vão frequentar mobilidade no âmbito do programa Erasmus + e os restantes ao abrigo de parcerias bilaterais entre a ESEnfC e estabelecimentos de diversos países.

Os jovens em mobilidade no estrangeiro estarão, maioritariamente, em Espanha (20), Inglaterra (16, uma dúzia dos quais recém-licenciada em estágios no Buckinghamshire Healthcare NHS Trust), Itália (6) e Roménia (6).

Bélgica, China (Região Administrativa Especial de Macau), Finlândia, Hungria e Polónia foram outros destinos escolhidos de forma expressiva pelos alunos do curso de licenciatura em Enfermagem.

Em menor número, os finalistas da ESEnfC procuraram, para este período, países como o Brasil, Lituânia, Áustria, Bulgária, Estónia, França, Grécia, Letónia e México.

Acresce, ainda, um grupo de sete estudantes da ESEnfC que quis fazer mobilidade interna, em Portugal (programa Vasco da Gama), e que ficará ligado à Escola Superior de Enfermagem do Porto e ao Instituto Politécnico de Leiria.

A poucas semanas da partida, o coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais da ESEnfC, professor Fernando Amaral, e o técnico Carlos Beltrão, deixaram aos estudantes algumas dicas para uma mobilidade bem-sucedida. O cuidado a ter na forma como representarão a Escola e o país de origem, a abertura para a descoberta de novas culturas e modos de agir e pensar, mas também a importância de mostrar o que sabem fazer, ou as precauções no momento da reserva de alojamento, foram algumas das muitas questões tratadas numa reunião preparada para o efeito.

No presente ano letivo, registou-se, igualmente, o maior número de sempre de estudantes estrangeiros e de outras instituições portuguesas em mobilidade para formação académica na ESEnfC.

Provenientes de 14 países, 107 estudantes (só de graduação) estiveram, em 2017/2018, na ESEnfC, no âmbito de programas de mobilidade no ensino superior.

 

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.