84% da população com mais de 55 anos deseja continuar activa e em forma
O exercício físico continua a fazer parte das suas vidas, preferencialmente da parte da manhã, entre as 8h e as 13h, e à tarde, entre as 15h e as 17h. O seu tempo é ainda ocupado com as lides domésticas e com a actualização de informação, sendo que a televisão é o meio de comunicação eleito, seguido da rádio.
Os avós têm vindo a assumir um papel muito importante nas famílias que muitas vezes vêem neles o apoio e a companhia ideal para os mais pequenos. Assim, entrar na terceira idade, nos dias de hoje não significa propriamente sedentarismo.
Quer seja por quererem conseguir acompanhar a energia dos netos ou simplesmente porque sabem que o exercício físico é importante para o seu bem-estar, a prática diária de actividades físicas tornou-se uma rotina, porque sentem a necessidade de se manterem activos. Mas com o avançar da idade, surgem algumas doenças como é o caso da osteoartrose, actualmente, a doença reumática mais comum e também uma das mais frequentes causas de dor crónica, condição que se estima que afecte 3 milhões de pessoas em Portugal[1].
* Estudo da Voltaren[2]
[1]Dados APED – Associação Portuguesa para o Estudo da Dor
[2]Dados TGI 2004 – Target Group Index