40 metros de manta na escadaria da Assembleia da República
A manta elaborada pelo projecto Tricota esta ideia esteve estendida na escadaria da Assembleia da República (AR). O objectivo desta iniciativa é chamar a atenção para os direitos dos idosos, mas também lutar contra os maus-tratos.
O próximo passo é entrar no Guinness. Depois de mostrarem os 40 metros de manta na escadaria, os responsáveis pelo projecto entregaram à presidente da AR, Assunção Esteves, um documento com os pormenores desta ideia. "O nosso grande objectivo é que a lei possa promover as comissões de protecção, à semelhança da lei que existe de protecção a crianças e jovens", explicou a coordenadora do Tricota esta ideia, Ana Martins. Assunção Esteves afirmou, por seu lado, que a "solução está a caminho": "O envolvimento dos poderes locais, não apenas dos poderes centrais, da sociedade envolvente a todos os níveis, não só das associações, mas também das relações de vizinhança. Este é um desafio para todos."
Neste momento, a manta é composta por 1225 quadrados, tricotados em 70 instituições e por mais de uma centena de idosos, sendo que vai continuar a crescer até atingir o próximo objectivo: entrar no livro de recordes do Guinness como a maior manta de tricô do Mundo. Na apresentação da manta gigante na AR esteve também presente o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, e Ricardo Carriço, actor que é padrinho do projecto. Foi precisamente um grupo de instituições de Oeiras que iniciou o Tricota esta ideia e levou o projecto a outros municípios.