3º Encontro Internacional em Saúde Mental da Fundação Romão de Sousa
O 3º Encontro Internacional em Saúde Mental da Fundação Romão de Sousa chama a Lisboa os maiores especialistas mundiais em saúde mental adeptos e praticantes da metodologia “open dialogue”, uma abordagem terapêutica que propõe um olhar diferente sobre as psicoses e tem obtido resultados impressionantes nos países que já usam esta forma de enquadrar a perturbação mental.
As instituições e serviços que optaram pelo “diálogo aberto” apresentam, na generalidade, resultados que merecem ser acompanhados pelos profissionais de saúde mental, seja do setor público seja do privado.
A título de exemplo dos resultados obtidos, pode afirmar-se que cerca de 75% das pessoas com diagnósticos de psicose voltaram a trabalhar ou a estudar num prazo de dois anos, com apenas 20% a utilizarem medicação antipsicótica durante este período de acompanhamento.
O Diálogo Aberto está agora a espalhar-se por muitos países e sistemas nacionais de saúde e os seus princípios estão a ser aplicados em Portugal na Comunidade Terapêutica em Saúde Mental Casa de Alba, com a colaboração do Professor Jaakko Seikkula e outros especialistas.
Pode consultar todas as informações no site do evento, em http://congress2018.fundacaords.org/.