Mulheres recém-diagnosticadas do interior do país são quem mais procura este apoio

30 de Outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

Em funcionamento há pouco mais de um ano, a Linha Cancro da Mama da União Humanitária dos Doentes com Cancro, serviço de apoio ao cancro da mama, para doentes e familiares, recebe mensalmente cerca de 70 chamadas.

As questões mais colocadas, por quem procura este apoio, são sobre os efeitos secundários do tratamento, formas de sobreviver e viver com o cancro, e hábitos alimentares mais adequados.

Entre as 08h00 e as 22h00, Raquelinha de Magalhães, voluntária da União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC), está disponível através da Linha Cancro da Mama – 21 243 05 04 - para fornecer informação sobre o cancro da mama e partilhar a sua experiência pessoal na luta contra a doença. A linha é gratuita e aberta a toda a população.

Raquelinda de Magalhães, refere que “mulheres recentemente diagnosticadas e, particularmente, do interior do País são as que mais recorrem à Linha Cancro da Mama. Têm dúvidas sobre o que podem fazer para enfrentarem da melhor maneira a doença. Querem dicas sobre como sobreviver ao cancro, a alimentação mais adequada ou esclarecimentos sobre os efeitos do tratamento no corpo. É bastante frequente as pessoas procurem por uma confirmação de que estão a agir correctamente e tentarem minimizar o sofrimento através do testemunho de alguém que venceu o cancro”.

O cancro da mama é um dos tipos de cancro mais comum entre as mulheres e é a principal causa de morte precoce (antes dos 70 anos) nas mulheres em Portugal. A incidência deste cancro está a aumentar e registam-se mais de 5600 novos casos por ano. Para mais informações: http://www.doentescomcancro.org/

 

Sobre a União Humanitária dos Doentes com Cancro

A União Humanitária dos Doentes com Cancro é uma Associação Humanitária, de Solidariedade Social e de Beneficência, sem fins lucrativos. Fundada em 7 de Abril de 1999 (Dia Mundial da Saúde), com o lema ‘Quanto mais olharmos o cancro de frente, mais ele se afasta de nós’, a União tem como primeiro objectivo apoiar os doentes com cancro e seus familiares, mediante a prestação de diversas valências de apoio, inteiramente gratuitas, beneficiando assim milhares de doentes com cancro mais carenciados.

A União foi pioneira no nosso país na criação de 4 diferentes tipos de apoio a doentes com cancro: consultas gratuitas de Apoio Médico e de Psico-oncologia, Linha Contra o Cancro e Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico. Em termos de saúde pública, a União é membro efectivo do Grupo Técnico Consultivo da Direcção-Geral da Saúde.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.