25ª Convenção Portuguesa de Narcóticos Anónimos
A organização do evento, que decorrerá no Cine Teatro Municipal de Vila do Conde, destaca esta realização por se tratar da celebração dos 30 anos da instalação da organização Narcóticos Anónimos (NA) em Portugal e será subordinada ao tema “30 anos a mudar vidas”.
"O reconhecimento da importância desta data e da diferença que os NA têm feito na vida de milhares de pessoas, leva a Associação Portuguesa de Narcóticos Anónimos a abrir este evento à comunicação social e a mostrar-se disponível para mais informações", sublinha a organização.
Num comunicado, os NA destacam que a Convenção é "o evento maior" da organização em Portugal e destina-se ao debate "entre homens e mulheres para os quais as drogas se tornaram um problema muito grave".
Os NA são uma organização mundial e uma associação sem fins lucrativos com estatuto de utilidade pública, composta por adictos que se reúnem de forma regular com o objetivo "de se ajudarem mutuamente a manterem-se abstinentes das drogas através da partilha de experiências pessoais de força, fé e esperança".
A organização garante o anonimato, o sigilo e a igualdade para quem frequenta as reuniões e procura a recuperação através do método dos 12 passos.
O programa de 12 passos foi criado nos Estados Unidos em 1935, por Bill W. e Dr. Bob S., inicialmente para o tratamento do alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química e constitui a estratégia central da grande maioria dos grupos de mútua-ajuda para o tratamento de dependências químicas ou compulsões.