Decisão depende da tributação

2 a 4 milhões de euros para fixar médicos nas zonas do interior

O valor dos incentivos à fixação de médicos nas zonas carenciadas, prevista na proposta de orçamento da Saúde para 2015, dependerá de estes serem ou não tributados, anunciou o ministro da Saúde.

Segundo Paulo Macedo, está prevista uma verba de 2 a 4 milhões de euros para incentivos à fixação de médicos em zonas do interior. O valor dos incentivos dependerá ainda do número de médicos que aceitar trabalhar no interior, assim como das necessidades destes profissionais, cujo levantamento o Ministério da Saúde está a realizar.

Em relação à tributação destes subsídios, Paulo Macedo remeteu essa questão para a proposta de lei do IRS, que será debatida em sede própria, no parlamento.

A questão dos incentivos foi levantada pelo deputado João Semedo, do Bloco de Esquerda que, durante a discussão do orçamento da Saúde para 2015, se congratulou pela atribuição de incentivos aos médicos para o interior, embora tenha criticado o facto de este ser tributado pelas Finanças.

 

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock