1º Encontro "Viver a Vida"
Nos próximos dias 7 e 8 de Outubro, decorre na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) - Pólo Artur Ravara – Parque das Nações junto ao Campus Justiça, o 1º Encontro “VIVER A VIDA”.
Para assinalar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte (amara.pt), promove e organiza um evento inédito que junta num mesmo espaço e pela primeira vez em Portugal, 80 oradores, 8 grandes temáticas (Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos Pediátricos; Abordar a Dor; Relação de Ajuda; Voluntariado; Apoio ao Idoso; Escutar com Todo o Ser; Processo de Luto), 20 conferências e 35 expositores durante 2 dias. “VIVER A VIDA” destina-se a profissionais de saúde, pessoas doentes e seus familiares, estudantes, voluntários e público em geral.
“Viver e morrer sem dor… é possível” é o mote internacional que assinala o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos proposto pela The World Hospice and Palliative Care Alliance.
“Entre a Cura e a Morte… um espaço de vida”: a premissa que serve de base ao 1º Encontro “VIVER A VIDA” que apela à cooperação entre todas as instituições e equipas que trabalham no terreno na prestação de cuidados a pessoas com doenças crónicas, avançadas e progressivas, bem como as que fazem acompanhamento de pessoas idosas e seus familiares. Na génese da organização deste Encontro está a intenção de proporcionar aos participantes (profissionais de saúde, pessoas doentes e seus familiares, estudantes, voluntários e público em geral) o máximo de informação e contactos nestes 2 dias. E também dar as respostas às perguntas que, nestes temas tão delicados, muitas vezes ficam por fazer…
Ao criar um evento com este formato inédito e com uma abrangência tão vasta, a Organização, que conta com mais de 120 pessoas, pretende ainda proporcionar aos profissionais de saúde, estudantes e voluntários uma oportunidade única de Cooperação e Partilha. Será também um momento (na Exposição que decorrerá ao longo dos 2 dias) em que as Instituições/Equipas irão divulgar os seus trabalhos e resultados, desmistificar (pre)conceitos e informar.
“Queremos apelar ao VIVER mesmo perante a adversidade. Acreditamos que juntos ajudamos mais e melhor. Estes foram os dois vetores de partida para a criação deste Encontro e o grande mote para lançarmos o desafio a todos os que estão no terreno a fazer um trabalho extraordinário nestas áreas tão sensíveis. Através das vivências de cada um e da partilha de saberes vamos celebrar a VIDA”, refere Miguel Borges, co-fundador da AMARA e coordenador da Comissão Organizadora do 1º Encontro VIVER A VIDA.
Pode consultar o programa aqui.