16th ESASO Retina Academy
Portugal vai receber a 16.ª Academia Internacional da Retina da Escola Europeia de Estudos Avançados em Oftalmologia (ESASO), um evento onde serão debatidas as mais recentes inovações nos tratamentos das doenças da retina, que continuam a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal e noutros países desenvolvidos.
O congresso vai reunir mais de 500 especialistas de 35 países e vai decorrer de 23 a 25 de junho no Centro de Congressos do Estoril e é já um evento obrigatório para os oftalmologistas de todo o mundo. Esta academia internacional promove a troca de experiências sobre os mais recentes desenvolvimentos em equipamento oftalmológico, descobertas científicas, diagnóstico e tratamento.
Conhecida pelas sessões inovadoras que permitem uma experiência de aprendizagem otimizada, a academia irá este ano incluir um workshop sobre eye imaging que irá proporcionar formação para a utilização de vários dispositivos de imagem oftalmológicos de ponta e interpretar da melhor forma as imagens obtidas.
O programa científico desta academia inclui sessões plenárias, painéis de debate, análise de case studies e sessões “Master Class” dadas por vários especialistas internacionais.
Francesco Bandello, presidente da ESASO Retina Academy revela que “o programa científico deste ano é muito abrangente e o congresso será bastante interativo. A colaboração internacional e a partilha de conhecimento entre os participantes é fundamental para que o debate sobre os mais recentes avanços terapêuticos seja ainda mais produtivo, com o objetivo último de proporcionar os melhores cuidados aos doentes. Esta reunião desempenha um papel essencial no estabelecimento de padrões mais elevados na formação e prática clínica na área da oftalmologia”.
Já Ângela Carneiro, oftalmologista portuguesa e membro da Comissão Científica deste congresso explica que “A Academia Internacional de Retina do ESASO tem-se imposto ao longo dos anos de forma crescente como um local de partilha e discussão de conhecimento na comunidade Oftalmológica internacional. Reúne um importante painel de especialistas da retina e líderes de opinião, que permite num formato interativo, apelativo e diversificado divulgar e discutir os mais recentes avanços no conhecimento nas áreas do diagnóstico e tratamento das patologias retinianas.”
Para mais informação e para consultar o programa do congresso, visite http://www.esaso.org/16th-esaso-retina-academy-2016/ .
Resumo das sessões
Conferências Principais:
Rajat Agrawal (EUA) será responsável por uma conferência sobre “Doenças da retina que continuam a causar cegueira em todo o mundo – trabalhar juntos para mais acesso aos cuidados da retina”. Rajat Agrawal é presidente e diretor geral da Retina Global, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo ajudar regiões desfavorecidas. É coinventor de uma retina artificial para invisuais, entre outros dispositivos médicos inovadores.
Alain Gaudric (França) será responsável por uma palestra sobre “Novas ideias sobre etipatogenia e suas manifestações”. O especialista dedica-se particularmente à cirurgia macular, doenças vasculares da retina e imagem da retina. Publicou mais de 200 artigos de investigação e foi distinguido com o Prémio da Retinal Research Foundation em 2006.
Rupert Bourne (Reino Unido) Co-Director da Vision & Eye Research Unit da Univeridade Anglia Ruskin no Reino Unido, é autor de mais de 100 artigos de investigação e co-autor de 6 livros. Apresenta a sua palestra intitulada: “Diversas causas emergentes sobre deficiência visual em todo mundo e o seu impacto na Saúde Global”.
Sessões Plenárias
As sessões plenárias duram uma hora e 15 minutos, são as mais importantes do congresso e destinam-se a formar os médicos sobre os desafios clínicos mais comuns.
Destacamos alguns dos tópicos em debate nestas sessões:
“Degenerescência Macular da Idade Seca: um novo desafio”: os especialistas nesta área irão partilhar a informação mais recente sobre a patofisiologia e classificação da degenerescência da mácula seca. A sessão será dedicada projetos de investigação sobre atrofia geográfica que decorrem em centros dedicados à retina em todo o mundo, bem como a estudos que exploram os sinais de progressão da doença.
“Tratamento da Retinopatia Diabética Proliferativa”: a atual controvérsia sobre o tratamento da retinopatia diabética proliferativa com laser ou terapêuticas anti-VEGF é um tópico de grande interesse para os oftalmologistas. Após a apresentação dos dados dos ensaios clínicos e análise de vários case studies, o painel de especialistas irá debater diversos pontos controversos.
“Corioretinopatia Central Serosa”: A Academia de 2016 irá dedicar uma sessão à aparência clínica multifacetada desta patologia. Especialistas de renome internacional partilharão novas informações sobre a etiopatogenia, manifestações, diagnóstico e tratamento da corioretinopatia central serosa.
Outras sessões:
Debates ESASO – Nestes debates são destacados pontos de vista controversos sobre temas importantes. Os opositores têm 10 minutos cada para apresentar e fundamentar o ponto de vista e podem interromper o seu adversário até três vezes para fazer uma pergunta ou para comentar. O público também pode participar. Antes e depois do debate será feita uma votação que sublinha os progressos alcançados.
Retinamour: Debate de case studies – Debate de 6 casos clínicos previamente submetidos pelos participantes e selecionados por um painel de peritos.
Workshop de Imagem do Olho: Os novos dispositivos de imagem foram desenvolvidos para análise do segmento anterior e posterior do olho e foram transpostos com sucesso do laboratório para a aplicação clínica. Esta sessão de uma hora começa com uma apresentação plenária de novas ideias sobre a anatomia da retina e nervo ótico e uma revisão geral de vários dispositivos recentes. Os participantes receberão formação sobre como utilizar os dispositivos e interpretar as imagens obtidas.
O congresso inclui ainda outras sessões como mesas redondas, masterclasses interativas, entre as quais masterclasses cirúrgicas.