Editado pela ESEnfC

100 dissertações em Enfermagem Médico-Cirúrgica compiladas em livro

Publicação lançada na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra reúne trabalhos produzidos durante os últimos cinco anos e constitui um impulso à investigação de natureza aplicada no âmbito desta especialidade.

Acaba de ser lançado, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), um livro que reúne os resumos alargados de 100 dissertações de mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica defendidas, em cinco anos, na instituição.

“5 anos, 100 dissertações - Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica” é o título desta publicação, onde estão coligidas investigações sobre o trabalho de Enfermagem em contexto de urgência e emergência pré-hospitalar e hospitalar (“pessoa em situação crítica”), sobre os processos de cuidar associados à doença oncológica avançada e à situação de morte, bem como sobre a intervenção do enfermeiro no âmbito do ato cirúrgico (“pessoa com doença aguda e crónica”).

Durante os últimos cinco anos, os alunos de mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na ESEnfC também realizaram estudos relacionados com segurança e cultura de segurança em contextos específicos, como o bloco operatório e as unidades de cuidados intensivos, mas também associadas à execução de procedimentos.

O estudo do erro e dos eventos adversos e, ainda, a prevenção da infeção associada aos ambientes e às práticas na prestação de cuidados são outros temas das dissertações incluídas nesta publicação, que ultrapassa as 500 páginas e que beneficia da coordenação editorial da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC.

Pretende-se que os conteúdos desta obra, que vem dar um impulso à investigação de natureza aplicada no âmbito específico de Enfermagem Médico-Cirúrgica, sejam um contributo para diferentes atores: os já mestres em Enfermagem Médico-Cirúrgica e os respetivos orientadores, os atuais estudantes e os enfermeiros em geral, que dela podem retirar ilações, implicações e sugestões para a prática clínica e para projetos de investigação.

Na apresentação do livro, na última sexta-feira, estiveram, além de algumas dezenas dos enfermeiros coautores e dos respetivos professores, a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, o coordenador da Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem Médico-Cirúrgica, José Carlos Martins, e a coordenadora do mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Maria Isabel Fernandes, assim como outros responsáveis da Escola de Coimbra.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.