XII edição do Seminário Educação pelos Pares assinala o Dia Mundial da Saúde

“Em plena pandemia, num planeta poluído e face ao aumento de doenças como o cancro, a asma e as doenças cardiovasculares, a OMS procura chamar a atenção da comunidade internacional para as medidas urgentes que são necessárias para preservar a saúde dos seres humanos e do planeta e para encorajar um movimento de mudança, no sentido das sociedades se focarem no ‘bem-estar’ das populações”, explica a coordenadora do Projeto Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC, Ana Paula Amaral, lembrando que “sociedades que promovem o bem-estar são sociedades saudáveis”.
Há 12 anos que o projeto Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC celebra o Dia Mundial da Saúde, realizando um evento científico alusivo ao tema identificado pela OMS. “O nosso planeta, a nossa saúde” é o mote para a discussão prevista no painel principal do seminário deste ano. Moderado pelo diretor do departamento de Saúde Pública da ARS Centro, João Pedro Pimentel, o painel conta com a participação do presidente da Seção de Promoção da Saúde da European Association of Public Health, Luís Saboga Nunes, do Presidente do Conselho Nacional de Ecologia e Promoção da Saúde da Ordem dos Médicos, Luís Meneses de Almeida, e do investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (que participou na elaboração da Estratégia Municipal de Saúde do município de Coimbra), Miguel Padeira. “Promoção da Saúde e bem-estar”, “Saúde e Sustentabilidade” e “Equidade em Saúde” serão os temas a abordar.
Participam na sessão de abertura do Seminário Educação pelos Pares, o presidente da ESTeSC-IPC, Graciano Paulo, a presidente da AE-ESTeSC, Madalena Azaruja, e a docente coordenadora do Projeto Educação pelos Pares, Ana Paula Amaral. No âmbito do encontro, os estudantes voluntários do Projeto farão ainda uma apresentação sobre as atividades que têm vindo a desenvolver.
Criado em 2009, o projeto Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC apoia os estudantes no processo de integração no ensino superior, valorizando e estimulando a sua participação ativa na organização das atividades que desenvolve. Promover o bem-estar e a saúde (física e mental) dos estudantes da ESTeSC-IPC e diminuir comportamentos de risco são os principais objetivos.