Juramento é realizado por 63 novos médicos dentistas

Viseu recebe 3.ª cerimónia do Compromisso de Honra da Ordem dos Médicos Dentistas

Viseu recebe este sábado, dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, na Aula Magna do Instituto Politécnico, a terceira e última Cerimónia de Compromisso de Honra de 2023 da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), num evento que assinalará a entrada de 63 médicos dentistas na profissão.

Os novos membros da OMD formados na região Centro vão selar o pacto de servir os doentes e respeitar a ciência, perante familiares e amigos, marcando o compromisso e a responsabilidade do que verdadeiramente significa ser médico dentista.

“Este momento simbólico do Juramento do Compromisso de Honra vem reforçar a importância da necessidade de uma medicina verdadeiramente humanizadora. Os valores éticos e humanos devem persistir na medicina dentária e a OMD é a salvaguarda para esse fim”, sublinha o bastonário da OMD, Miguel Pavão. 

Os jovens recém-inscritos na OMD vão receber o diploma de médico dentista e farão o Juramento do Compromisso de Honra, que tem a sua génese no Juramento Hipocrático, escrito há mais de 2.500 anos na Grécia Antiga. Este ato simbólico é o ponto alto do evento, afirmando-se como um marco no percurso profissional dos médicos dentistas que se comprometem a servir e a respeitar o doente, a ética e a deontologia profissionais, e a guardar o máximo respeito pela humanidade e pela ciência, num pacto com a verdade, o rigor, a autonomia e o sentido do dever.

A OMD aproveitará, ainda, a oportunidade para homenagear os médicos dentistas com mais de 30 anos de prática clínica, atribuindo-lhes uma medalha. Estes médicos poderão também formalizar ou reiterar o seu Juramento. Estão inscritos para esta cerimónia 10 médicos dentistas.

Nas duas primeiras cerimónias (Porto e Lisboa) participaram, no seu conjunto, mais de 400 médicos dentistas, acompanhados por familiares e amigos.

Fonte: 
BA&N Communications Consultancy
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock