Vídeos sobre sensibilização para cancro colorretal valem 500 euros aos estudantes de Farmácia
“Com este concurso, esperamos conseguir envolver a comunidade académica na partilha de informações cruciais sobre o cancro colorretal, ao mesmo tempo que sensibilizamos os estudantes e a população para o problema desta doença. Contamos com a criatividade dos participantes e acreditamos que o prémio, apesar de o montante ser pequeno — esta é uma sociedade científica sem fins lucrativos —, poderá servir de incentivo para alguma atividade que o estudante queira fazer", refere a presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida. “Esta é uma forma de os alunos encontrarem estratégias apelativas para falar, debater, discutir e disseminar informações relevantes sobre este problema. Estamos a promover a literacia em saúde”, continua.
Tiago Ribeiro, diretor do Departamento de Educação e Promoção para a Saúde da APEF, explica que “o farmacêutico tem um papel fundamental junto dos cidadãos e que, como futuros farmacêuticos, existe também a necessidade desta associação em dar a conhecer os serviços que as farmácias e os farmacêuticos têm ao dispor da população”. O estudante relembra ainda que este é “o segundo cancro mais mortal em todo o mundo e, com isso em mente, a APEF decidiu criar esta campanha para alertar a população portuguesa para esta doença e as formas de a prevenir e diagnosticar”.
Para competir, os estudantes terão de estar a frequentar o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Os vídeos não podem ter mais de um minuto e trinta segundos e devem abordar temas relacionados com a campanha de saúde pública, como fatores de risco, sintomas, rastreios, métodos de prevenção e diagnóstico do cancro colorretal.
A avaliação dos vídeos a concurso e a escolha dos vencedores ficam a cargo de seis jurados, sendo três designados pela SPLS e os restantes pela APEF. O regulamento informa ainda que o júri vai ter em conta três critérios na avaliação: a informação transmitida, a clareza da comunicação e a criatividade usada no conteúdo.
As inscrições estão abertas até 25 de novembro e os vencedores vão ser anunciados no dia 30 do mesmo mês. A atribuição de prémio será realizada numa cerimónia online e todos os participantes vão receber um certificado de participação.
O regulamento completo pode ser consultado no site da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, aqui.