Vacinas são seguras, reafirma Ministra da Saúde
Questionada sobre o nível de confiança que os portugueses têm na vacinação, a ministra esclareceu ainda que “qualquer vacina ou medicamento passa por uma avaliação da Agência Europeia do Medicamento (EMA), que tem décadas de trabalho confiável e transparente. Portanto, seguimos as recomendações da EMA”.
Sobre a vacina da AstraZeneca, Marta Temido afirmou que o Governo tem seguido as indicações da EMA “e é nessa linha de segurança que continuamos a posicionar-nos”.
Quanto à atual situação epidemiológica de Portugal, Marta Temido, salientou que esta se mantém e estável e com tendência decrescente a nível de novos casos por Covid-19, nos internamentos e na mortalidade. Para Marta Temido, o foco maior está agora no contexto europeu, onde “vários países se situam com incidências maioritariamente elevada e o risco de transmissão também”. É um “contexto adverso e preocupante” revelou, salientando que essa situação implica “atenção elevada e especial precaução à forma como abordamos os próximos dias e semanas”.
A governante apelou ainda para a continuação do cumprimento de medidas de prevenção contra a Covid-19 e apontou os três aspetos onde é preciso concentrar maior atenção nesta altura: o reforço da testagem, a vacinação e a mobilidade, que tem estado a aumentar, destacando ainda a “necessidade de especial cuidado nas medidas de saúde pública, em manter o teletrabalho o mais possível, e também “restringir os contactos sociais”.