Ministra da Saúde

Vacinação combinada contra a Covid-19 e gripe arranca na semana de 5 de setembro

A vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal deve arrancar na semana de 5 de setembro, de acordo com informação avançada pela Ministra da Saúde, Marta Temido.

“Aquilo que se mantém como planeamento do Ministério da Saúde é o início da campanha de vacinação combinada entre Covid-19 (reforço sazonal) e gripe sazonal na semana que se inicia a 05 de setembro”, afirmou a governante, na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, quando questionada sobre a preparação do período de outono e inverno na Saúde.

A apresentação da estratégia de reforço de vacinação contra a Covid-19 e a gripe sazonal vai decorrer no dia 2 de setembro, mas a Ministra avançou que o processo de vacinação deve arrancar na semana seguinte

Segundo Marta Temido, espera-se que a Agência Europeia de Medicamentos emita um parecer no dia 1 de setembro a propósito utilização de vacinas combinadas contra a Covid-19 e a gripe e que, nessa mesma semana comecem a chegar os primeiros lotes da vacina ao país.

A ministra garantiu que a tutela já está a trabalhar “nesse contexto e no sentido de que a resposta seja sobretudo destinada à proteção da população mais vulnerável, num contexto em que antecipamos um aumento da procura dos serviços de saúde”.

Além da estratégia de vacinação, na mesma conferência de imprensa prevista para o dia 2 de setembro, a Direção-Geral de Saúde e o Ministério vão também apresentar as linhas orientadoras para a Covid-19 e outras infeções respiratórias durante o período de outono e inverno.

 

 

 

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock