Ensaio clínico

Vacina da Pfizer é “segura” e “bem tolerada” por crianças abaixo dos 12 anos

A vacina Pfizer/BioNTech Covid-19 é "segura" e "bem tolerada" por crianças entre os cinco e os 11 anos e, de acordo com as duas empresas por detrás do seu desenvolvimento, a dose certa desencadeia uma resposta imune "robusta", de acordo com os resultados de um estudo divulgado hoje.

Segundo um comunicado, de acordo com os primeiros dados clínicos para esta faixa etária agora divulgados, a resposta imunitária obtida foi "comparável" à verificada em jovens entre os 16 e os 25 anos que receberam uma dose mais elevada da vacina.

Quanto aos efeitos secundários, “doseados em 10 microgramas por injeção em comparação com os habituais 30 microgramas para idosos”, são "geralmente comparáveis" aos observados em pessoas entre os 16 e os 25 anos, dizem os dois laboratórios.

Estes são os resultados parciais de um estudo realizado com 4.500 crianças entre 6 meses e 11 anos nos Estados Unidos, Finlândia, Polónia e Espanha.

A Pfizer e a BioNTech agora esperam divulgar "no quarto trimestre" os resultados do grupo etário dos 2 aos 5 anos, bem como o grupo de seis meses e dois anos, que recebeu duas injeções de 3 microgramas.

 

Fonte: 
El Mundo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay