ULS da Cova da Beira

Utente em risco de amputação recupera mobilidade total

Passados cerca de 5 meses, após ter sido submetida a uma intervenção cirúrgica altamente diferenciada, para tratar uma osteomielite no fémur (infeção crónica extensa do fémur), Rosa Vicente, de 65 anos de idade, cuja situação clínica levou a equipa médica a equacionar a amputação do membro inferior esquerdo, celebra agora a sua recuperação e integridade física. A intervenção, realizada na Unidade Local de Saúde da Cova da Beira, permitiu a erradicação da infeção, recuperação total da marcha e autonomia nas atividades de vida diária, marcando um ponto de viragem na sua qualidade de vida.

A cirurgia realizada em 25 de junho deste ano (2024), foi o culminar de um plano terapêutico meticulosamente delineado, e iniciado três meses antes desta, em dois passos: um primeiro para tratar a infeção e estabilizar a pseudartrose, recorrendo a desbridamento cirúrgico, colocação de sistema de antibioterapia local e fixação externa monoplanar, e um segundo passo, posteriormente, com colocação de uma cavilha libertadora de antibióticos.

Este procedimento cirúrgico decorreu no âmbito de um evento científico de referência internacional, subordinado ao “Tratamento da Osteomielite” e organizado pelo Serviço de Ortopedia da ULS da Cova da Beira, na pessoa do Dr. António Figueiredo, o qual contou com a participação de mais de 30 ortopedistas de vários países, e com conferências assinadas pelo Dr. Nuno Craveiro Lopes, do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, e pelo Professor Fábio Lucas, do Hospital ABC São Paulo, Brasil.

Durante o evento realizado pela ULS da Cova da Beira, e que teve lugar nos dias 24 e 25 de junho, foi então concretizado o segundo tempo cirúrgico, associado ao plano terapêutico definido para esta utente, o qual envolveu a extração do fixador externo, e colocação de uma cavilha SAFE – com capacidade para libertar antibióticos, diretamente no local da infeção – o que permitiu a erradicação da infeção e o tratamento da pseudartrose com consolidação óssea. Esta intervenção foi conduzida pelo já referido Dr. Nuno Craveiro Lopes, referência nacional no tratamento de infeções e deformidades ósseas, e pelo Dr. Diogo Pascoal, cirurgião ortopedista da ULS da Cova da Beira.

O sucesso deste evento e a condição atual de Rosa Vicente, demonstram o compromisso da ULS da Cova da Beira com a inovação médica e o bem-estar da comunidade, dando passos concretos na valorização da medicina de proximidade e na excelência dos cuidados prestados.

Para Rosa, a quem a amputação parecia inevitável, esta abordagem multidisciplinar traduziu-se numa vida renovada e plena de mobilidade.

Fonte: 
Gabinete de Comunicação e Marketing do CHCB
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.