Urgência da ULSCBeira debateu importância das Vias Verdes
Sob o lema “VIAS VERDES – Uma corrida contra o Tempo! Identificar, Diagnosticar e Tratar!”, o Programa Científico, desta primeira edição, enfatizou a importância dos circuitos e sistemas, destacando o trabalho interprofissional e multidisciplinar.
Contaram com a presença de profissionais experientes em diversas áreas e campos de atuação, proporcionando assim uma perspectiva global e integradora, através da qual foram debatidos os componentes essenciais dos cuidados pré, intra e inter-hospitalares e identificados os pontos de melhoria, para garantir uma abordagem mais célere e estruturada, que minimize o impacto da mortalidade e morbilidade.
Estas jornadas incentivaram a reflexão sobre as Vias Verdes existentes, incluindo a melhor forma de sistematizar os circuitos e proporcionar a melhor resposta à Via Verde do Acidente Vascular Cerebral, à Via Verde Coronária, à Via Verde Trauma e à Via Verde Sépsis. Além disso, representaram uma oportunidade para discutir a necessidade de criação de novas Vias Verdes.
Foram distinguidos com primeiro e segundo lugar no concurso de pósteres os trabalhos, (1º lugar) “Via Verde HTA – Encaminhar para mais rápido Controlar”, da autoria de Cláudia Mingote, Miguel Castelo-Branco Sousa, Manuel Carvalho Rodrigues, Cristina Lourenço e Maria Judite Saraiva; (2º lugar) “Via Verde Fratura do Colo do Fémur: Utopia ou Necessidade” da autoria de Manuel Freitas, Isabel Dias, Milene Gata e Cátia Pinto.