Acordo visa cooperação nos ciclos de estudos da área das Ciências da Saúde

Universidade Europeia e o Hospital de Cascais estabelecem protocolo de cooperação

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Europeia e o Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida, estabeleceram hoje um Protocolo de Cooperação para que os estudantes tenham acesso a uma formação profissional e académica em ambiente especializado hospitalar e ou de estágio, de modo a assegurar uma interligação entre a prática clínica e as atividades de ensino, formação e investigação.

O desenvolvimento de atividades de ensino, formação e investigação, no âmbito das ciências e das tecnologias da saúde, deve incorporar uma componente prática de elevada qualidade em centros, serviços e unidades reconhecidamente qualificados. O Hospital de Cascais, Dr. José de Almeida, gerido em em regime de parceria público-privada, pelo Grupo de Saúde Ribera, constitui uma organização de elevada qualidade e excelência clínica adequada ao desenvolvimento de ensino, formação e prática clínica.

“A melhoria contínua dos sistemas de ensino e de formação, no âmbito das ciências da saúde, nas suas diferentes áreas científicas e dimensões pedagógicas, requer alinhamento com as melhores práticas, a nível nacional e internacional, beneficiando do estabelecimento de parcerias estratégicas entre diferentes agentes, entidades, instituições e stakeholders. Esta parceria é mais um passo no fortalecimento da nossa capacidade de diferenciação no ensino das Ciências da Saúde”, afirma a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

“Este protocolo promove uma estreita ligação das equipas do Hospital de Cascais com a Universidade, permitindo a integração destas em atividades científicas com forte incremento no desenvolvimento do conhecimento para ambas as partes. Pretendemos que esta parceria seja uma referência nacional e internacional, de um projeto orientado para a interligação entre o exercício profissional especializado, a prática clínica e as atividades de ensino, formação, investigação clínica e translação”, menciona o Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, José Bento e Silva.

O presente Protocolo tem como objetivo promover a interligação entre o exercício profissional especializado e a prática clínica e as atividades de ensino, formação, investigação clínica e translação. Entre estes objetivos incluem-se: a melhoria progressiva da qualidade da prestação dos cuidados de saúde, promoção da formação e do treino científico de forma a responder à estratégia definida para as áreas clínicas e científicas das ciências e tecnologias da saúde, alargamento do número de profissionais qualificados que acedem a uma carreira universitária, aumento das atividades de investigação através da promoção de um crescente número de projetos de qualidade/dimensão nacional.

A Universidade Europeia informa o Hospital de Cascais sobre os ciclos de estudo disponíveis no ano letivo seguinte, na área de ciências da saúde, bem como o plano de estudos e as unidades curriculares de cada ciclo, indicando o número de docentes e horas letivas necessárias. Por seu turno, o Hospital de Cascais indica a lista de pessoal docente disponível para integrar a equipa docente dos ciclos de estudo disponíveis para o respetivo ano letivo.

O Protocolo entra em vigor na data da sua assinatura e pelo período de 8 anos académicos.  Este prazo poderá ser renovado automaticamente por períodos sucessivos de 5 anos académicos, desde que não exceda o prazo de vigência do Contrato de Gestão e Prestação de Cuidados de Saúde no Hospital de Cascais em regime de parceria público-privada celebrado entre o Grupo de Saúde Ribera e o Estado Português.

Fonte: 
Universidade Europeia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade Europeia