Acordo abrange ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas

Universidade Europeia e ANF reforçam acordo de colaboração para estágios curriculares

A Universidade Europeia e a Associação Nacional das Farmácia (ANF) renovaram o Acordo de Colaboração que pretende densificar, atualizar e alargar o fluxo de colaboração entre as instituições no âmbito do ciclo de estudos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, em particular no que diz respeito à unidade curricular Estágio na vertente de Farmácia Comunitária.

O presente Acordo visa assegurar que os estágios decorrerão de acordo com os objetivos, organização e qualidade exigidos, garantindo a idoneidade formativa dos locais de estágio, a criação de um corpo de orientadores habilitados, que se constituirão colaboradores da Universidade Europeia, e a conformidade com o Manual de Estágio e com o Regulamento do Estágio Curricular que se prevê no futuro Regulamento Específico do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Europeia.

“O presente Acordo de colaboração vai ao encontro do modelo pedagógico da Universidade Europeia, que está centrado na aprendizagem experiencial, através da qual o estudante é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo um perfil de competências de acordo com a sua área científica, respondendo às necessidades do mundo profissional, global, e às tendências da educação no Ensino Superior. Em todo o processo, o estudante é concebido como um agente ativo e colaborativo, protagonista na construção da sua própria aprendizagem”, afirma a Reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.

Para a presidente da Associação Nacional das Farmácias, “a parceria que agora aprofundamos com a Universidade Europeia vai ao encontro de uma das principais preocupações da atual Direção da ANF, e que se prende com a formação e captação dos melhores profissionais para as farmácias comunitárias portuguesas. Trabalhar de modo mais próximo e articulado com as instituições de Ensino, de forma a conseguirmos, cedo, impactar positivamente os estudantes, é parte de uma estratégia de espectro alargado e integrador, que nos permitirá viabilizar a visão que temos para o futuro do setor: uma farmácia comunitária clínica e pró-ativa, atrativa do ponto de vista da progressão das competências, e cada vez mais responsiva às necessidades da população”, assegura Ema Paulino.

O Acordo prevê também que a Universidade Europeia desenvolva o seu modelo pedagógico colaborando na formação pedagógica dos Orientadores de Estágios nas Farmácias, capacitando profissionais habilitados e assim envolvendo e alargando o seu corpo de docentes a farmacêuticos em atividade assistencial.

Estão também previstas colaborações em outros âmbitos, nomeadamente com o Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR) da ANF, onde os futuros estudantes serão envolvidos para conhecer o processo de produção de Estudos de avaliação do Medicamento e da Saúde em Portugal através da Rede de Farmácias.

Serão também estabelecidas colaborações entre o Observatório da Saúde da Universidade Europeia e o CEFAR, no desenvolvimento de estudos na área da saúde e do medicamento, entre a Universidade e a Escola de Pós-graduação em Saúde e Gestão da ANF, colaborando na formação científica contínua, num conceito de “Clínicas” com enfoque na prevenção, tratamento e reabilitação, e, por último, a Universidade Europeia disponibilizará informação técnico-científica e apoio à publicação de artigos científicos originais no desenvolvimento de conteúdos formativos de interesse comum.

O Protocolo de Colaboração entre a Universidade Europeia e a ANF está em vigor desde 12 de outubro de 2017, pelo que o presente acordo resulta de uma atualização.

Fonte: 
Lift Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.