Universidade de Coimbra apresenta resultados de estudo europeu sobre a promoção de cidades saudáveis
O estudo foi desenvolvido no âmbito do Instituto Virtual para a Saúde e Bem-Estar da EC2U – Campus Europeu de Cidades Universitárias, que junta a UC, a Universidade de Poitiers (França), a Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), a Universidade de Salamanca (Espanha), a Universidade de Pavia (Itália) e a Universidade de Turku (Finlândia). Foi coordenado pela docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da UC, Paula Santana.
Durante a sessão, vão ser apresentados os constrangimentos associados à governança local na área da saúde e as diretrizes e recomendações para os governos locais na criação de cidades saudáveis. O encontro pretende ainda discutir o papel dos municípios e da articulação intersectorial na promoção da saúde, contribuindo, deste modo, para o reforço da colaboração entre as instituições, em torno de objetivos e projetos comuns que promovam a saúde urbana e o envelhecimento saudável. Pretende-se ainda que a sessão sirva para refletir sobre os desafios e problemas que afetam a saúde da população e os domínios de intervenção prioritários para promover o envelhecimento ativo e saudável.
A abertura da sessão vai ser conduzida pelo Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva.
Segue-se a conferência “A Cidade Saudável: do referencial à ação política”, proferida por Paula Santana. Logo a seguir, vai decorrer a apresentação dos resultados do estudo, conduzida pela investigadora do CEGOT da UC, Ângela Freitas, que vai contar com os comentários do diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego e médico de família, José Luís Biscaia.
O encerramento da sessão vai ser feito pelo Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.
Vão marcar presença na sessão vários atores locais, nomeadamente representantes de vários municípios.