Unisana Hospitais realiza rastreio gratuito de retinopatia diabética em Torres Vedras
A retinopatia diabética é uma condição ocular causada pela diabetes, afetando a retina (o fundo do olho) e podendo levar a perda de visão ou mesmo cegueira. Esta doença surge devido a alterações nos vasos sanguíneos da retina, sendo o risco de progressão diretamente ligado ao controlo da diabetes. O diagnóstico é feito através de exames como oftalmoscopia, retinografia (fotografia do fundo ocular), e exames complementares, como angiografia e tomografia.
Na fase inicial, a retinopatia diabética é assintomática e pode progredir sem sinais visíveis. O rastreio permite identificar precocemente lesões ou anomalias, mesmo antes de surgirem sintomas, permitindo intervenções eficazes para proteger a visão e evitar complicações graves. Combinado com outros métodos de prevenção, o diagnóstico precoce é a melhor abordagem para controlar a retinopatia diabética.
Para beneficiar do rastreio gratuito basta inscrever-se na página dedicada à iniciativa no site da Unisana hospitais (https://unisanahospitais.pt/rastreio-de-retinopatia-diabetica-torres-vedras/) ou comparecer no átrio principal do Hospital do Oeste Soerad no dia 14 de Novembro entre as 9h00 e as 17h00. O rastreio será realizado por profissionais de saúde especializados, com equipamento adequado para detetar alterações iniciais. Os utentes receberão orientações sobre os resultados do rastreio e, se necessário, aconselhamento sobre os próximos passos a seguir.