Saúde Mental foi a principal preocupação enunciada na primeira edição da iniciativa

UNICEF Portugal lança segunda edição do “Tenho Voto na Matéria”

A UNICEF Portugal convida todas as crianças e jovens entre os 10 e 17 anos que vivem em Portugal a participar na iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, uma consulta pública que permitirá conhecer as suas opiniões e preocupações sobre os temas que mais os afetam, contribuindo para influenciar as decisões políticas que promovem o seu bem-estar.

Depois do sucesso da primeira edição, que contou com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a segunda edição do “Tenho Voto na Matéria”, uma iniciativa criada em 2021 com o propósito de conhecer as ideias e preocupações das crianças e jovens, sensibilizando a sociedade e os decisores políticos para a importância do seu envolvimento ativo na construção de comunidades mais justas, seguras e sustentáveis.

A iniciativa resulta da colaboração entre a UNICEF Portugal, o seu Grupo Consultivo de Crianças e Jovens e o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, este último responsável pela conceção, aplicação e análise dos dados do inquérito online, garantindo a sua qualidade e rigor científico.

A vida das crianças é diariamente afetada pelas medidas tomadas pelos decisores políticos, mas nem sempre as suas preocupações e opiniões são ouvidas. Na primeira edição, as principais preocupações das crianças e jovens foram a saúde mental (21%), a discriminação (16%), a internet e as redes sociais (12%). A grande maioria (76%) destacou que não se sentia envolvida nas decisões sobre o lugar onde vive ou, quando consultados, que as suas opiniões não tinham consequência ou impacto nas decisões.

Num mundo em constante transformação, onde a concretização dos direitos da criança é um desafio crescente, a UNICEF Portugal reforça o seu compromisso em defender e proteger as crianças, através desta nova consulta pública “Tenho Voto na Matéria”, que pretende conhecer os maiores desafios enfrentados hoje por todas as crianças e jovens no nosso país. As condições de vida atuais, a segurança e a saúde, em particular a saúde mental, e a ação climática são temas que as crianças têm trazido para o debate público.

Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, salienta que “a participação democrática, especialmente relevante quando falamos de crianças e jovens, implica assegurar a sua efetiva participação e envolvimento nas decisões que afetam as suas vidas. O risco que corremos de não as ouvirmos é o de negligenciar as suas necessidades e perspetivas, comprometendo o nosso compromisso com um mundo mais justo e seguro para todas as crianças. O que pretendemos com esta iniciativa é proporcionar o espaço para expressarem as suas opiniões e ideias. É responsabilidade de todos nós e em particular dos decisores políticos, ouvir as crianças e desenhar políticas que considerem também as suas perspetivas, de forma regular, consistente e permanente”.

A segunda edição da iniciativa “Tenho Voto Na Matéria” 2023, decorrerá entre 23 de outubro e 3 de novembro em www.unicef.pt/tenhovotonamateria, direcionada para crianças e jovens entre os 10 e os 17 anos que residem em Portugal.

Para a UNICEF Portugal, a educação para a cidadania democrática e a participação ativa devem ser incorporadas na vida das crianças desde cedo, ajudando-as a entender como funcionam as estruturas de poder e como podem influenciar positivamente a sociedade.

A UNICEF Portugal disponibiliza ainda, na página do "Tenho Voto na Matéria", um guia dirigido às escolas e entidades parceiras para apoiar o preenchimento do inquérito e criar oportunidades para aprofundar, de forma lúdica, a cidadania ativa, democracia e os direitos da criança.

Fonte: 
UNICEF Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
UNICEF Portugal