União Europeia não conseguiu cumprir os objetivos quanto à vacinação da população no 1º trimestre
A UE também não conseguiu cumprir o cronograma de distribuição de dose planeado, embora, neste caso, tenha sido devido a falhas de fornecimento na AstraZeneca, que entregou 70 milhões de doses a menos do que o prometido. Bruxelas espera relançar as campanhas em abril e atingir a meta de 70% da população adulta vacinada até o final do verão.
Dados do Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças (ECDC) mostram que apenas 27% da população com mais de 80 anos recebeu as duas doses necessárias para obter imunidade. De acordo com o ECDC, apenas quatro dos 27 parceiros da UE ultrapassaram o limiar de 80% (Finlândia, Irlanda, Malta e Suécia) e outros dois (Dinamarca e Portugal) estão prestes a fazê-lo. Em Espanha, que não forneceu dados ao ECDC, pouco mais de um terço da população com mais de 80 anos recebeu ambas as doses e 70% recebeu pelo menos uma.
No que diz respeito ao setor da saúde, o ECDC dispõe de poucos dados porque apenas 13 Estados enviaram informações. Esses dados indicam que 47% dos profissionais de saúde já foram vacinados e cerca de 61% receberam a primeira dose.