Em formato híbrido, para doentes e familiares

ULS de Santa Maria promove 1ª Reunião de Doentes com Asma Grave

– Os Serviços de Imunoalergologia e Pneumologia da Unidade Local de Saúde de Santa Maria vão realizar a 1ª Reunião de Doentes com Asma Grave em formato híbrido, no dia 17 de maio, entre as 16h00 e as 18h15, no Anfiteatro Prof. Ducla Soares, no Hospital Santa Maria, Clínica Universitária de Imunoalergologia. A participação poderá ser feita presencialmente ou via Zoom. Esta reunião é dirigida a doentes com asma grave, e seus familiares, e pretende ser uma oportunidade única para aprenderem mais sobre a sua condição e partilharem experiências com outros doentes.

A iniciativa realiza-se no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Asma 2024, promovido pela Global Initiative for Asthma (GINA), este ano com o mote “Educação sobre a Asma vai capacitar os doentes”, e tem como principais objetivos educar os doentes sobre a asma grave, incluindo causas, sintomas e tratamentos, bem como capacitar os doentes a gerir melhor a sua doença e a tomar decisões informadas sobre o seu tratamento e, finalmente, explorar a possibilidade de criar uma associação de doentes com asma grave para apoio mútuo e defesa dos direitos dos doentes.

A reunião vai contar com várias palestras com especialistas nesta área, para abordar temas como “O que é asma grave e como se trata”', onde se falará das manifestações clínicas, tratamentos e novas terapêuticas e “O doente com asma grave no centro dos cuidados', onde se vai abordar a importância da farmácia hospitalar e da consulta do farmacêutico na adesão ao tratamento, por fim “Criação de uma associação de doentes”, que permitirá discutir a importância da criação de uma associação de doentes com asma grave através da partilha de testemunhos.

“Esta iniciativa representa um passo significativo no sentido de proporcionar um melhor suporte e compreensão aos doentes asmáticos, reforçando a importância da educação e capacitação na gestão eficaz desta condição de saúde. Por outro lado, vem reforçar a necessidade da construção de uma rede de apoio mais direta aos cerca de 70 mil doentes que sofrem de asma grave”, afirma Carlos Lopes, especialista de Pneumologia no Serviço de Pneumologia da ULS Santa Maria.

Fonte: 
ULS Santa Maria
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock