ULS de Coimbra dá formação a equipas de trauma
O responsável explica que “este curso está pensado para equipas multidisciplinares, de médicos de especialidades como anestesia, cirurgia geral, medicina intensiva e ortopedia, entre outras, e enfermeiros de urgência, que pertencem à equipa de Trauma do hospital”.
O Curso de Equipas de Trauma visa responder à Via Verde do Trauma (VVT), aprovada no final de 2022. Henrique Alexandrino frisa que “na ULS Coimbra a Via Verde do Trauma já se encontra plenamente implementada, graças em grande parte ao esforço formativo que temos vindo a fazer nos últimos três anos”.
Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, destaca que “o investimento em conhecimento e melhoria contínua é uma das linhas estratégicas da ULS Coimbra. A nossa ULS investe continuamente na formação dos seus profissionais, porque sabemos que essa é a melhor forma de assegurar a excelência dos cuidados de saúde que prestamos. Vamos continuar a desenvolver a formação e a transferência de saber dentro da ULS Coimbra”, remata o responsável.
Este curso, que já vai na sua 15ª edição, foi criado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, já contribuiu para a formação de equipas de trauma de Viseu e Leiria, sendo parte integrante do programa da pós-graduação em Catástrofe da Universidade de Coimbra. “Este trabalho de formação contribui para a afirmação da ULS Coimbra como Centro de Trauma de Nível I, tanto a nível regional, como a nível nacional”, conclui Henrique Alexandrino.