Dia 6 de abril

ULS Coimbra promove caminhada para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC

O Serviço de Neurologia/Unidade de AVC da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) vai assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC, que se celebra anualmente a 31 de março, com uma caminhada que terá lugar no dia 6 de abril, com o propósito de alertar a população para o acidente vascular cerebral (AVC) enquanto doença prevenivel e tratável.

A caminhada que vai já na sua 10ª edição tem um percurso que se estende por 9km e um grau de dificuldade 2, é aberta à população em geral, gratuita, com ponto de encontro nos Hospitais da Universidade de Coimbra (piso 1), pelas 09:15h.

Recomenda-se o uso de roupa adequada às condições meteorológicas, calçado confortável para caminhada e o necessário suprimento alimentar / água, para o período da manhã. Importa também referir que não há seguro de grupo, pelo que cada participante caminha por sua conta e risco. Cada participante deve conhecer o seu estado de saúde e as suas reais condições de participação e assumir todos os riscos associados ao decorrer do evento.

Em todo o mundo estima-se que, por ano, 15 milhões sofrem um AVC e, desses, seis milhões não sobrevivem. Na Europa Ocidental, Portugal é o país com a mais elevada taxa de mortalidade.

Das diversas atividades assistenciais da Unidade de AVC da ULS Coimbra destacamos que se trata da única unidade de saúde nacional a integrar o projeto europeu HARMONICS, o qual visa a implementação de uma solução digital inovadora focada no acompanhamento e gestão dos cuidados de saúde ao doente com AVC após a alta hospitalar, envolvendo todos os níveis de cuidados de saúde em duas regiões europeias, Coimbra e Catalunha.

O projeto HARMONICS teve início em janeiro de 2023 e pretende contribuir para o aumento de qualidade de vida do doente com AVC e de eficiência dos sistemas de saúde. Na ULS Coimbra incorpora os serviços de Neurologia, Medicina Física e Reabilitação, Psiquiatria, Serviço Social e Unidade de Inovação e Desenvolvimento.

Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay