Projeto co-financiado pela Comissão Europeia

ULS Coimbra é um dos parceiros do consórcio HealthChain

Organizações de cuidados de saúde selecionam duas necessidades que vão ser exploradas por equipas inter-regionais de pequenas e médias empresas que receberão financiamento e apoio do consórcio HealthChain.

O HealthChain é um projeto co-financiado pela Comissão Europeia, em que o CHUC, agora unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) é um dos parceiros do consórcio.

Trata-se de um projeto desenvolvido por um consórcio de 20 parceiros, de cinco regiões/países diferentes. Cada região reúne a mesma estrutura de parcerias e funções: uma Organização de Cuidados de Saúde, com o papel de identificação de necessidades; Empresas de tecnologias de informação, com o papel de desenvolvimento de soluções; Suporte de ecossistemas regionais (grupos ou associações empresariais), com o papel de apoio às empresas e liderança da ligação entre outras regiões.

É um projeto que propõe um modelo orientado para a procura, co-criativo, perspetivando o desenvolvimento e a adoção de soluções para os desafios identificados pelas instituições de saúde e os seus utilizadores finais. O desenvolvimento de soluções inovadoras é efetuado em conjunto com os fornecedores. Além disso, e muito importante para o impacto, existe um compromisso por parte das organizações de saúde, de adotar a inovação se esta for bem-sucedida. Os mediadores dos ecossistemas (grupos ou associações empresariais) fornecem o apoio empresarial para potenciar o desempenho dos fornecedores e impulsionar a sua competitividade.

Com o mote: ‘No seu contexto de trabalho identifica problemas que poderiam ser resolvidos com o desenvolvimento de soluções digitais?’ decorreu, durante o mês de outubro de 2023, a fase para a submissão de candidaturas. Foram rececionadas 26 propostas, dos mais variados contextos de prestação de cuidados, serviços de apoio e logística e por distintos grupos profissionais.

A gestão deste projeto é da responsabilidade do Gabinete de Inovação da Unidade de Inovação e Desenvolvimento, em colaboração com o líder e parceiro do consórcio em Portugal, Instituto Pedro Nunes (IPN).

Como abertura de candidaturas ao Projeto HealthChain, foi organizado no dia 02 de outubro de 2023, o webinar, “Investigação, Inovação e Co-Criação”, com uma agenda direcionada para a identificação de necessidades; conceitos-chave; co-criação orientada pela procura; identificação e priorização de necessidades; desenhos de pilotos: desenvolvimento e validação, com a participação de especialistas na área, Jorge Figueira, da Universidade de Coimbra e Jorge Pimenta, do Instituto Pedro Nunes, moderado por Patrícia Couceiro, Gestora de Projetos de Inovação do Gabinete de Inovação da ULS Coimbra.

As candidaturas submetidas foram avaliadas por um júri constituído por perfis distintos e com homogeneidade de género: Administrador Hospitalar, Clínico e Investigador, perito em Inovação, perito em Inovação e Mercado, representante do Gabinete de Humanização, perito em Tecnologias de Informação e um perito em Qualidade.

Foram apurados dois projetos vencedores:

  • Reabilitar@mente, proposto pelas enfermeiras Sara Godinho, La Salete Fernandes, Daniela Neves e Célia Laranjeiro, do Serviço de Medicina Interna H. A finalidade deste projeto é a implementação de programas de reabilitação cognitiva à pessoa idosa internada, para melhorar a orientação, a memória e a independência funcional, concomitante e complementariamente às intervenções de enfermagem de reabilitação na área da funcionalidade.
  • Recomed, submetido por Marisa Caetano e Francisco Machado, farmacêuticos hospitalares e por Sara Ramos e José Luís Cabral, cirurgiões plásticos. O principal objetivo é melhorar, com uma solução digital e integrada no registo eletrónico do doente, a acessibilidade e atualização da lista de medicamentos dos doentes internados neste serviço clínico, evitando erros de comunicação e consequências negativas em questões de segurança do doente, pretendendo-se, sempre que possível, uma participação ativa do próprio doente, capacitando-o para gerir melhor a sua medicação.

Para dar resposta a estes desafios a líder do projeto diligenciou para que pequenas e médias empresas portuguesas pudessem apresentar propostas, as quais terminaram em meados do passado mês de fevereiro. Neste momento as propostas encontram-se em análise e, após o veredicto, irá dar-se início ao planeamento e implementação de soluções, num trabalho de cocriação com os serviços proponentes.

Mais tarde irá juntar-se a cada desafio uma empresa internacional, europeia, numa perspetiva de colaboração inter-regional e sustentabilidade do projeto.

Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik