Desenvolvimento do TEF Health e GUEHDS

ULS Coimbra começa a pilotar o Espaço Europeu de Dados de Saúde em Portugal

A Unidade Local de Saúde de Coimbra está a criar um Ecossistema Seguro de Dados de Saúde pronto a ser utilizado por investigadores e parceiros para projetos de investigação e desenvolvimento de algoritmos para inteligência artificial e, assim, contribuir para a integração da organização no futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde.

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) começou 2024 com a execução e arranque de diferentes iniciativas de dados em saúde, como a Rede EHDEN e os projetos Testing and Experimentation Facilities (TEF Health) ou o Data Governance and User privacy envisioning na European Health Data Space (GUEHDS) com parceiros Europeus.

“Muitas vezes, somos confrontados, na área da Saúde, com desafios que dificultam o progresso da investigação, pondo em causa os benefícios para os pacientes e as comunidades”, destaca Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, acrescentado que “estes projetos alinham-se com a visão estratégica da ULS Coimbra de contribuir para o Ecossistema de Dados de Saúde Português e liderar a implementação do futuro Espaço Europeu de Dados de Saúde”.

No início do ano, a ULS Coimbra integrou formalmente a Rede de Dados European Health Data and Evidence Network (EHDEN), ligada à Agência Europeia do Medicamento e Federação Europeia da Indústria e Associações Farmacêuticas (EFPIA). Em colaboração com a empresa portuguesa Promptly Health, a organização concluiu a harmonização das suas bases de dados de acordo com um dicionário comum de dados de saúde denominado OMOP. Este dicionário já foi adotado por entidades reguladoras na Europa, nos Estados Unidos da América e no Reino Unido, e por organizações de saúde conceituadas, como a Erasmus MC na Holanda, a Universidade de Oxford na Inglaterra ou o Instituto Karolinska na Suécia.

A entrada na rede EHDEN foi o primeiro passo para a implementação do Ecossistema de Dados de Saúde da ULS Coimbra, durante 2024. O desenho deste Ecossistema segue o modelo pioneiro do NHS England com a introdução de Secure Data Environments no país e pretende servir equipas clínicas, investigadores e parceiros com acesso seguro a conjuntos de dados harmonizados para fins de investigação e desenvolvimento de soluções e serviços baseados em inteligência artificial. Esta abordagem será testada com projetos internacionais como o TEF Health e GUEHDS do programa TrustChain focado em capacitar os sistemas de saúde com os dados necessários para gerir as pandemias do século XXI.

"A nossa participação ativa na rede EHDEN com a liderança do nó português, e desenvolvimento do TEF Health e GUEHDS são exemplos da nossa ambição de sermos um acelerador da implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde em Portugal" afirmou Alexandre Lourenço. "Estas colaborações colocam-nos na vanguarda de um movimento global para tornarmos os dados de saúde acessíveis de forma segura e preservando a privacidade, construindo um Ecossistema Seguro de Dados para acelerar a investigação, potenciar o desenvolvimento de novas terapêuticas, com vista a melhorarmos os tratamentos para a nossa comunidade. Isto é particularmente relevante considerando a centralidade da ULS Coimbra no ecossistema de investigação e de educação a nível nacional e Europeu”, conclui.

 
Fonte: 
ULS Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik