ULS Almada-Seixal investe mais de 285 mil euros na requalificação do serviço de urgência
Além do investimento em obra, o novo espaço será apetrechado com equipamentos novos num montante superior a 100 mil euros.
Espera-se que "o SUG se torne mais funcional, uma vez que o aumento da área e a sua requalificação permitirão redesenhar e aperfeiçoar circuitos existentes. Com 225 m2, 11 macas e 4 cadeirões, esta área será exclusiva para doentes triados com pulseira “laranja” que, atualmente, permanecem na Área de Observação Clínica conjuntamente com os doentes com pulseira “amarela”. Pela primeira vez na história do HGO, o SUG terá áreas separadas", avança o ULS em comunicado.
Além do novo espaço, os recursos humanos também vão ser reforçados. "A nova “Sala Laranja” terá uma equipa de internistas dedicada, o que permitirá uma abordagem e um tratamento mais dirigidos, mais adequados e mais rápidos, encurtando os episódios de urgência, com clara vantagem para todos", pode ler-se
Segundo Teresa Machado Luciano, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS, “trata-se de um investimento estruturante, com vista à melhoria da qualidade assistencial na nossa Urgência Geral, aumento da segurança e do conforto dos nossos utentes, contribuindo, também, para a humanização dos cuidados prestados. Não podemos esquecer, ainda, outra vertente fundamental que se prende com a melhoria das condições de trabalho dos nossos profissionais de saúde, a quem agradecemos o empenho diário, mesmo em condições mais desafiantes”
Durante as obras, o SUG mantem o normal funcionamento. No entanto, a unidade salienta a importância de, "antes do recurso ao SUG, contactar primeiro o SNS24 (808 24 24 24) ou, em situações de emergência, o 112."